Bate papo super bacana com Rubens Nardo contando sua
participação nos álbuns Fruto Proibido e Entradas & Bandeiras dois
clássicos do rock brasileiro, sobre o grupo Band'ou formado com seu irmão Gilberto e
suas participações em vários discos e shows.
2112. O que você e o Beto faziam antes
de entrarem no Tutti Frutti?
Rubens. Éramos muito novos na época, 16-17 anos, tínhamos uma banda de baile, A
Tuba, com o baixista Dejair Pereira e o batera Jorge Luís, e tocávamos bastante
pela Zona Leste.
2112. Como aconteceu de vocês serem
chamados para participarem da banda?
Rubens. Um amigo de adolescência, Stone, que era produtor do Tutti Frutti, depois
que a Lucinha saiu, nos chamou para fazer um som com a Rita, num galpão da Vila
Alpina alugado para ensaios da banda. Fizemos um som com os meninos e a Rita, e
cantamos Mamas & The Papas, Beatles, etc. Rita achou legal os vocais e nos
convidou.
2112. Fruto Proibido é
"considerado" um dos maiores álbuns do rock brasileiro de todos os
tempos. E esse voto é unânime entre público e crítica o que o eleva a condição
de clássico absoluto. Qual a sua opinião sobre o assunto?
Rubens. Cara, acho que se deve ao fruto de muito trabalho, rss. Foi um disco feito
com muita dedicação, ensaiávamos bastante: de manhã, Rita, Beto e eu,
preparávamos os vocais, enquanto a banda ensaiava a parte instrumental, e à
tarde ensaio geral. Além disso, as músicas e as letras eram muito boas, e os
jovens se identificavam com a mensagem de Ovelha Negra, Agora só falta você,
etc. Tudo isso somado, contribuiu para a importância desse disco.
2112. Você poderia contar como foi os
bastidores das gravações do álbum?
Rubens. Foi uma experiência interessante, estávamos com muita gana de fazer esse
disco, e havia um clima muito bom entre músicos e técnicos.
2112. Existe uma lenda em torno da
música Ovelha Negra de que ela seria registrada apenas com Rita e o seu violão
mas que por insistência do produtor e do próprio Carlini acabou entrando o solo
final de guitarra. Essa informação procede? O que realmente aconteceu?
Rubens. Ovelha Negra já estava gravada, e me parece que Carlini teve um insight
ou sonho, sei lá, com esse solo, e foi até o estúdio e colocou essa maravilha
de solo na música.
2112. O álbum traz apenas nove músicas
quando o normal era doze segundo os padrões da época. Sobrou algum material que
não foi aprovado e foi reaproveitado no álbum seguinte?
Rubens. O disco não seguiu nenhum padrão de quantas músicas deveriam entrar, e
assim ficaram as 9. As demais naturalmente iriam para o próximo disco.
2112. Ovelha Negra, Agora Só Falta
Você e Esse Tal de Roque Enrow tomou as rádios de assalto e deu a Rita o título
solene de "Rainha do Rock Brasileiro". Foi um período bem fértil para
todos vocês, não?
Rubens. Essas músicas realmente fizeram com que a banda ficasse conhecida no
Brasil todo, o que facilitou a divulgação; com isso, os shows lotaram os
ginásios em todo o país.
2112. Sem contar que Agora Só Falta
Você e Esse Tal de Roque Enrow foram
incluídas na trilha sonora da novela Bravo! o que ajudou bastante na divulgação
do álbum, não é?
Rubens. Quando se tem música como trilha de novela, facilita muito a divulgação,
como acontece até hoje.
2112. A venda de Fruto Proibido com
certeza superou as expectativas da gravadora pois além de se tratar de um álbum
de rock’n’roll era todo cantado em português. Você tem idéia de quantos álbuns
vendeu na época?
Rubens. Rock cantado em português e com letras excepcionais de Rita foi algo super
marcante para a época. Agora, quantos álbuns foram vendidos não tenho a menor
ideia.
2112. Com as vendas do álbum e
matérias pipocando em tudo quanto era jornais e revistas os shows deveriam ser
a maior loucura. Será que existe algum registro em vídeo ou áudio dos shows
desta época?
Rubens. Realmente foi uma loucura. Pelo que sei, não existe vídeo dos shows, mas
existe gravação em áudio no Teatro Aquarius.
2112. Logo vocês estavam de volta ao
estúdio para registrar o que seria "Entradas & Bandeiras". Houve
muita pressão por parte da gravadora na hora de gravar o sucessor do Fruto
Proibido?
Rubens. Cara, foi mais tranquilo, pois já tocávamos algumas músicas do Entradas e
Bandeiras, o que facilitou muito a gravação. E a gravadora nos deixou
tranquilos, sem pressão.
2112. Na época lembro que as críticas
ao álbum não foram das melhores... Houve reclamações quanto a mixagem, a
prensagem e do próprio repertório que segundo algumas pessoas não estava a
altura do álbum anterior. O que de fato aconteceu?
Rubens. Os críticos querendo fuder rss. Eu, particularmente, gosto muito desse álbum.
Não sabemos de nenhum problema quanto à mixagem e prensagem. Quanto ao
repertório, como disse, eu gosto muito, mas pode não ter agradado a todos.
2112. Não é segredo pra ninguém que
rolava muito álcool e drogas nos bastidores inclusive com Rita sendo presa
várias vezes. Isso de uma certa maneira prejudicou o resultado final das
gravações?
Rubens. Sim, rolou. Mas a Rita só foi presa uma vez, com a banda toda, mas isso
não prejudicou em nada, pois o disco já estava pronto.
2112. Soube posteriormente que até
alguns membros da banda também não gostaram do resultado final. Esse foi uma
das demandas que levou alguns membros (inclusive você e o Beto!) a deixarem a
banda?
Rubens. Não, não! Nós saímos por conta de um novo projeto, queríamos mostrar
nossas composições e, como somos instrumentistas, queríamos tocar também, não
só fazer backing vocal.
2112. Entradas & Bandeiras apesar
de incompreendido na época do seu lançamento tem se revelado com o passar dos
anos ser um grande álbum. Isso te surpreende?
Rubens. Sim, eu já gostava muito do disco; além disso, foi mais tranquila a sua produção,
pois já tínhamos a experiência do Fruto Proibido.
2112. Depois de sairem da banda e
antes de formarem a Band'ou o que vocês fizeram?
Rubens. Gravamos vocais pra vários cantores, fizemos trilha sonora pra peças de teatro, jingles, etc. Fui convidado
pelo Oswaldo Vecchione pra participar do Made in Brazil, e gravei os discos
Massacre e Pauliceia e esperando para gravar o próximo...em breve.
2112. Fale sobre o surgimento da
Band'ou formada por você, Beto e o batera Gigante Brasil.
Rubens. Beto e eu já vínhamos compondo há um tempo e sentimos necessidade de
tocar nossas músicas; antes do Giga, tivemos dois bateras: o Billy e o João
Paulo.
2112. Vocês seguiam a linha pop rock
da época. O que influenciava o som de vocês?
Rubens. Não era nada pop, mais pra música africana. Muita gente, muitas bandas,
The Police, The Beatles, Mutantes e a própria Rita.
2112. A banda chegou a registrar algum
álbum?
Rubens. Sim, pouco tempo antes da partida do Giga, entramos no estúdio o Rainer Pappon para registrar algumas
músicas, são doze músicas próprias, praticamente gravadas ao vivo.
2112. Enfim, quem compunha na banda?
Rubens. Eu, Beto Nardo e Gigante Brazil, mas neste disco, Márcia de Albuquerque e
Paulo Joe participaram como letrista em algumas músicas.
2112. Em 2008 com a morte de Gigante a
banda entra em hibernação que dura até os dias de hoje. Vocês pretendem reformular
a banda?
Rubens. Ficamos muito abalados, mas fizemos alguns shows com Arnaldo Nardo,
Franklin Paolillo, Mauro Sanches sem um batera fixo. Pretendemos fazer um show
de lançamento do disco esse ano.
2112. Apesar das mudanças o Tutti Frutti ainda existe
como banda atualmente sob o comando da batuta de Sérgio Carlini. O que você
achou do álbum "Você saber qual o melhor remédio"?
Rubens. Chegamos a participar de alguns shows do Tutti do Carlini, inclusive a Virada
Cultural, mas não conheço esse disco.
2112. Você ainda mantém contato com
seus ex-companheiros do Tutti Frutti?
Rubens. Sim, somos amigos, Carlini, Franklin e Lee Marcucci. Afinal, fizemos dois
discos maravilhosos.
2112. Quais são os seus projetos para
esse ano?
Rubens. Voltar a ensaiar com a Band’ou, lançar o disco e fazer uma grande homenagem
ao Giga, músico super importante no cenário musical brasileiro.
2112. Passe o e-mail/telefone para
contratar os seus shows.
Rubens. rubensnardo@uol.com.br; rubonesnardo@gmail.com. Celular: 99708-4060
2112. ... o microfone é seu!!!
Rubens. Rememorar todas essas situações foi muito legal! Lembrando a todos que o
disco Band’ou “amp; Gigante Brazil está no Youtube, Spotify, Deeser.
Obs.: As fotos usadas na postagem foram
retiradas do Facebook do entrevistado. Identifiquei os nomes de Bolívia & Cátia
Rock, Humberto Moraes, Leandro Almeida e Ka Usiel Fotografia. Quem souber os
nomes dos demais entrar em contato: furia2112@gmail.com que farei as devidas
correções.