Gosto não se discute... cada um tem uma visão específica de
uma obra, de uma música ou de uma poesia como um todo. Mas independente das
opiniões alheias, elas (as diversas manifestações das artes), se atraem, se
entrecruzam entre si para criar algo novo na vida de quem as observam e as
vivenciam. Assim são as obras de André Miagui, elas te conduzem para outros
mundos, outros universos que te levam a refletir entre viver, sonhar ou se
mesmo se interiorizar. Faça uma experiência...
Introdução
André Miagi desenvolve uma arte de conceito multiracional. A impressão que se
tem ao conhecer seu acervo é que vários artistas realizaram cada obra. Essa é a
sua marca "vários artistas em um só." Traços, figuras geométricas,
trazendo uma conexão em cada um de seus trabalhos. Com estilo
geográfico/ilustrativo e uma pitada de surrealismo, são meclados estilos e
ambientes para realizar obras de características genuínas. Na maioria dos trabalhos utiliza giz pastel oleoso/seco, nanquins diversos e um
toque de poesia.
Tese Artística
Mesmo no processo criativo até arte final, foram embasados
nos estudos do psicólogo Carl Gutav Jung. Arquétipos e simbolismo são suas principais descobertas se tornando estruturas
de estudos para psicólogos do mundo inteiro. Para atingir tal relevância no
mundo da psicanálise, Jung observou o comportamento em todos os campos
vivenciais dos povos e principalmente do oriente. O consciente coletivo são
registros que herdamos desde o nascimento e a principal fonte de criação e
comportamento humano.
Através de exercícios de relaxamento os primeiros esboços são
extraídos do semi-consciente, possibilitado uma psique livre para dar voz a
arte. Em seguida o tema abordado que se desenvolve com base na estrutura
dos arquétipos/simbolismo, possibilitando condições para serem transformadas em
arte moderna. Dentro destas duas bases que são embasados os processos criativo e arte final.
Acervo
1800
Relógio de bolso, cartola e guarda chuva foram os objetos
essenciais de uso dos empresários do século XVIII. Em forma lúdica os elementos
retratam todo o estilo de vida dos homens de posse dessa época em uma atmosfera
outonal, música clássica, alta gastronomia e vestimentas formais faziam parte
do ambiente do club dos gentlemans.
Base do processo
criativo. Arquétipos
(existem diversos tipos de arquétipos que o homem desenvolveu através do
inconsciente coletivo) este é uma representação da necessidade que o homem tem
de fazer parte de um grupo, neste caso (Clube dos Gentleman).
Rosa e Espada
Características da idiossincrasia foram retratadas em desenhos geométricos
idéia identificando traços da personalidade dando um passeio dentro do self.
Base do processo
criativo: Arquétipos
do self e sombra (a totalidade de um indivíduo está no centro do self) a sombra
são pensamentos que reprimidos e que muitas das vezes damos ouvido. Observando
as características gerais desta pessoa. Foi possível retratar estes dois
arquétipos em símbolos figurativos).
Nie Vergessen
Tendo como referência o construtivismo russo em tom de marcha
os pequenos Hitlers se movimentam em direções opostas. O judeu simbolizado com
suas vestimentas típicas sociais em contraste ao pijama dos campos de
concentração. Wir Nie Vergesse "Nós nunca esqueceremos".
Base do processo criativo: O
arquétipos do ditador que sempre atravessou nossa história, se une ao estilo do
Construtivismo Russo para a definição do processo criativo.
Pianos e Xilofone
Miagui buscou inspiração na era eletrônica dos anos 80. Teclas de piano estão
por toda obra. O Xilofone toma a forma de um olho. Rostos aparecem na maioria
das obras do artista. A lâmpada equilibra o excesso de linhas e faixas. A onda
energética cresce em forma circular que contrasta com o desenho retilíneo.
Base do processo
criativo: As formas
desuniformes e exageradas dos anos 80 foi a inspiração do artista para escolher
o simbolismo geométrico como ponto de partida para esta criação.
Sonho
A preocupação com as dimensões e sobreposição das figuras,
torna essa obra única dentro do seu acervo. Tirada de um sonho ou melhor
"Projeção Astral" como explica o artista. Miagui teve muita atenção
quanto a precisão e uniformidade de cada uma das figuras que estão em
diferentes dimensões retratada exatamente como em seu sonho. A obra se preenche
com pássaros em dois tons de azul que se mesclam de uma forma paralisada e que
ao mesmo tempo quando observada em sua totalidade ganha movimento.
Base do processo criativo: Segundo
Carl Jung o melhor caminho para extrair um simbolismo onírico seria a
reaproximação do consciente ou inconsciente.
Jazz
Uma intervenção audiovisual que ocorreu na Rua Augusta, em
São Paulo, no primeiro semestre de 2013 inspirou o artista a realizar esta
obra. Em um dos aparelhos de edição Miagui desenhou utilizando o projetor que
estava focado para as costas de um prédio exprimindo a inspiração e atmosfera
que esta região lhe traz. "Jazz" é toda alegria, movimento e estilo
de uma rua que não dorme e se ilumina.
Base do processo
criativo: O artista
vivenciou muitos anos de sua vida a trabalho nesta região por conta disto teve
muita abertura e base para a realização dessa obra segundo seu processo
criativo utilizou como ponto de partido o simbolismo psicológico.
A Fada dos Anjos
A Fada dos Anjos encerra a fase geométrica do artista. Existe
3 (três) desenhos que se encaixam: um vestido de fadas, libélula e a
cabeça em forma geométrica chegando até as estrelas.
Base do processo
criativo: Em algumas
ocasiões o artista elegeu um tema antes de executar a obra. Nesse caso não foi
diferente retratando uma Fada dos Anjos.
Cowboy Dançarino
Em um ambiente solitário de um bar, o cowboy se posiciona em
um banco tentando se equilibrar e mostrando-se seguro ao mesmo tempo. As luzes
com efeito de foco baixo colocam-no em evidência na cena. Dependendo da luz
externa os holofotes ganham ou perdem força. A mescla de linhas geométricas e
ilustração são marcantes desde a primeira fase do artista.
Base do processo
criativo: O artista
escolheu o arquétipos do herói para construção da idéia. Tendências da arte
surrealista e ilustração foram a base artística. O objetivo final foi reunir
esses dois estilos dentro de um ambiente lúdico sem nenhum se sobressair ao
outro.
Auf Wierdesehen
Atlantis
Em homenagem a cidade perdida de Atlântida, Miagui resgatou
as poucas evidências culturais desta civilização criando uma narrativa em cores
firmes e harmoniosas. Personagens de outras obras se mesclam ao tema um cavalo
marinho ao estilo do artista se coloca em posição escultural tocando uma
trombeta.
Base do processo criativo:
Simbolismo antropológico são narrativas da cultura humana que em diversas
situações e tempos retratamos em cavernas, pirâmides e etc. A idéia foi reunir
elementos culturais específicos, sendo possível ilustrar uma atmosfera e seus
amigos.
Acervo Aquário Cósmico
Nach Hausa Kommen
#3
Sem o uso de pincéis, uma das características do artista,
esta obra foi concluída em poucas horas. Três tons de azul e branco intensionam
uma espécie de névoa estrelar, assim, relatado em fotos tiradas da Via Láctea.
Para obter profundidade foi necessário criar camadas de estrelas em vários
tamanhos em cores branca e prata. A idéia para simular pó de estrelas com giz,
pastel seco foi indispensável.
Base do processo criativo: Um dos
simbolismos mais antigos da humanidade "astronômico" foi eleito para
a construção esta obra. O ser humano sempre olhou para o alto e aprendeu
inúmeras formas de sobrevivência através desta tecnologia natural. O objetivo
foi relatar até onde chegamos com o hábito de olhar para o alto.
1.2 Nach Hausa Kommen
Part 3
O projeto Nach Hausa segue se aprimorando com mais camadas de estrelas,
variações de cores e novas técnicas na aplicação do crayon seco. Nesta ocasião
o artista teve espaço para retratar diferentes distâncias de sistemas solares.
Base do processo
criativo: Um dos
simbolismo mais antigos da humanidade "astronômicos" foi escolhido
para esta obra. O ser humano sempre olhou para o alto e aprendeu inúmeras
formas de sobrevivência através desta tecnologia natural. O objetivo foi
retratar até onde chegamos com o hábito de olhar para o alto, a identificação
de milhões de galáxias.
1.3 Nach Hausa Kommen Part 4
Quarta parte da Série Nach Hausa Kommen, teve seu resultado
final nebulosas sutilmente conectadas valorizando os movimentos entre si, o
artista voltou a atenção em criar mais profundidades com estrelas de diversos
diâmetros.
Base do processo
criativo: Um dos
simbolismos mais antigos da humanidade "astronômico" foi escolhido
para esta obra. O ser humano sempre olhou para o alto e aprendeu inúmeras
formas de sobrevivência através desta tecnologia natural. O objetivo foi
retratar até onde chegamos com o hábito de olhar o alto, a identificação de
milhões de galáxias.
A Banda Fúnebre
O principal objetivo do artista para a construção desta obra foi criar um
contraste entre esperança e solidão. As anuências em camadas de nuvens em
atmosfera de entardecer, traz a leveza e equilíbrio positivo em relação aos
abajures solitários sobre o tronco de árvore condenado.
Base do processo
criativo: Algumas
obras do acervo foram criados a partir da elaboração de um tema, neste caso a
Banda Fúnebre abriu o caminho para a criação de um simbolismo que exprime a
solidão e esperança.
Marias
Utilizando 3 técnicas em patina de crayons e nanquins, o
artista elaborou esta obra com temáticas gregas. A altura do pé direito do
salão foi primordial para que as estátuas tomassem força e altura.
Base do processo criativo: Foi
elaborada pesquisas as texturas, acabamentos e decoração da atmosfera grega da
época.
Vênus
O tema Grécia sempre esteve nos planos do artista em
desenvolvê-los sob diversos aspectos. Miagui não deixou de lado os crayons e
utilizou apenas o preto para compor com as diversas tonalidades de grafite
contidas nesta obra.
Base do processo
criativo: O
Simbolismo anatômico atravessa os séculos e encanta o ser humano desde sempre.
A escolha deste tema trará mais algumas séries de obras dentro do tema Grécia.
Acervo Zeitgeist
Zeitgeist
O artista esteve neste período estudando pinturas acadêmicas
de época para o aperfeiçoamento das técnicas em crayon oleoso. Como definição
total, exibe a diferença débil de informação que se poderia buscar nesta época
e até onde chegaram em relação aos tempos de hoje.
Base do processo
criativo: André
Miagui focou-se em demonstração o nível de evolução real que o homem se
encontra nos tempos de hoje.
Zeitgeist Part 2
O artista esteve nesse período estudando pinturas acadêmicas
de época para o aperfeiçoamento das técnicas em crayon oleoso. Em um ambiente
decadente os animais consomem as placas de celular. Segue com a mesma proposta
de que a informação nos tempos de hoje está volátil.
Base do processo
criativo: André
Miagui focou-se em demonstrar o nível de evolução real que o homem se encontra
nos dias de hoje.
1.3 Zeitgeist Part 3
Reproduzindo a famosa pintura de Michelangelo, a terceira
parte de Zeitgeist segue com o tema alienação tecnológica.
Base do processo
criativo: Sobre a
face de Adão existe uma placa que seria um terminal de elevador. Artista
protesta sobre o desperdício de energia "Hábito das pessoas ao acionar
ambos ascensores ao mesmo tempo".
Zeitgeist: A palavra provém do alemão, cuja a
tradução significa espíritos da época ou sinal dos tempos. O filósofo Hegel
acreditava que a arte por sua natureza reflete a época que foi feita. Cultura e
arte são conceitos inseparáveis porque o artista é produto de sua época. Não
seria possível recriar a arte clássica. Nesta série Miagui apresenta obras
clássicas homenageando a tese de Hegel e abordando temas como: alienação
tecnológica, desperdício de energia e conhecimento mal aproveitado.
Acervo
1.1 Palhaço mumificado
Movido pela atmosfera circense e perfomática da cidade de
Madrid. Miagui retrata o contraste artístico das ruas e toda a energia vibrante
da arte madrileña. Esta obra exibe uma espécie de caótico/positivo do
comportamento circense.
Base do processo criativo: Arquétipo o pierrot foi percebido em
pessoas dinâmicas ou que só queiram se divertir com um espírito jovial
característica importante que o artista circense deve se ter.
1.2 Rainha do Cosmo
A obra retrata uma índia africana e seus adornos. O cubismo,
traços em prata e cores vibrantes, deram a vida a esta obra que exalta a
evolução das formas de vida em estágio elétrico.
Base do processo
criativo: Por conta
de uma criação leve e direta o artista se inspirou no simbolismo geométrico.
Este foi o ponto de partida fundamental para ornar o estilo ao tema abordado.
O consciente coletivo
Absolvição
O símbolo eleito foi o galo português de Barcelos, sua lenda,
está retratada na fumaça do cachimbo e as palavras em russo (Portugal Barcelos)
o brasão na parte de cima caracteriza a origem do símbolo.
Base do processo
criativo: Utilizando
o movimento do construtivismo russo ao tema Portugal, criou-se a base para
definir o processo.
Acervo
Zona de conforto
O artista buscou inspiração na velha conhecida zona de
conforto humana. Cadeiras amontoadas em forma de árvore simbolizam construção
de uma vida superando a tal zona. A cadeira de rodas vazia em atitude lúdica
retrata a libertação da zona de conforto.
Base do processo criativo:
Simbolismo psicológico (Jung desenvolveu mais seis tipos de simbolismo
espiritual, arquitetônico, geométrico, antropológico, religioso e
fisiológico).