Mais uma descoberta interessante via internet e que sai muito do
convencional ao misturar várias influências somado a belos vocais o que resulta
numa música articulada e interessante. Um conselho: Para quem conhece continue
curtindo e para quem não conhece procure ouvir...
2112. Achei muito bacana a homenagem que vocês
prestaram a grande Alberta Hunter ao incluir o nome dela no da banda. De quem
foi a idéia?
Zito. Eu eu o Bubba (mandolim e voz da Santa Jam)
tínhamos um projeto chamado Open Mic Vó Alberta já homenageando a Alberta
Hunter... Em função do Open Mic conhecemos muitos músicos e reunimos muitos
amigos que tocavam conosco e daí começou o projeto e daí veio o nome da banda.
2112.Chega ser estranho e ao mesmo tempo fascinante ver toda uma nova geração
de músicos curtindo a sua obra. Como vocês tomaram conhecimento do trabalho
dela?
Zito. Todos na banda amam blues e ela ainda é um dos
maiores nomes do estilo. Há quem a considere a embaixatriz do blues!
Quando você começa a investigar um estilo musical, um movimento, é inevitável recair sobre seus alicerces e claramente ela tem uma influência muito grande em tudo o que foi construído desde 1895 (ano do seu nascimento) até hoje.
Quando você começa a investigar um estilo musical, um movimento, é inevitável recair sobre seus alicerces e claramente ela tem uma influência muito grande em tudo o que foi construído desde 1895 (ano do seu nascimento) até hoje.
2112.É possível que muitos de vocês nem tivessem nascido quando ela morreu. O
que explica essa admiração pela sua obra?
Zito. A admiração por ela é uma equação de fatores
emblemáticos! Ela foi uma das primeiras mulheres negras a se apresentar na
década de 20, ainda como blueseira. Complexo. Um contexto onde o jazz
tradicional estava se consolidando num cenário muito fechado e muito pouco
claro no que tudo aquilo iria dar. Quando, então, ela vai consolidar sua
carreira no jazz e parar tudo na década de 50 pra virar enfermeira. Ela bordava
“eu gosto de cuidar das pessoas com a música ou com as mãos mesmo”. E volta
pros palcos em 70 para o ápice da sua carreira apoteótica. Fala se não é uma vida
difícil, inspiradora, densa e linda?
2112. Além de Miss Hunter o que vocês ouvem?
Zito. Johnny Cash, Sister Rosetta Tharpe, Jelly
Roll Morton, Loui Armstrong, Puppini Sisters, Pokey LaFarge, Gonzagão, Secos e
Molhados, Almir Sater, Antonio Nóbrega e muita coisa recente boa que tem por
aí: Tekô Porã, Mustache e os Apaches, Perota Chingo, Wood Brothers... vai chão
aí! Tá com tempo?
2112. Achei bem interessante essa mixtura que
vocês promovem ao injetar no blues elementos do folk, do baião, da valsa, da
violada, da música cigana, do jazz tradicional... Como vocês definem o som da
banda?
Zito. Música Tradicional
2112. Seria essa a fórmula do tão sonhado blues brasileiro?
Zito. Bicho, a fórmula do blues tá na alma de quem
toca. A fonte tá no Rio Mississipi, claro. Tal qual o baião tá lá no Velho
Chico e difundida pelo sertão. Mas teu esforço, teu estudo e teu trabalho
permitem que você com seu repertório (musical e de vida) interaja com isso e
desenvolva o sotaque do seu blues. Saca?
2112. E os puristas nunca reclamaram dessa miscigenação sonora não?
Zito. Sinceramente nunca rolou nenhum baixo astral
dessa ordem com a gente. Deve ser porque purista gosta de encher o saco e a
gente ama fazer música. Meu chapa, música feita com amor num tem como sair
errado! (Mentira. Tem sim!! Mas ficou uma puta frase linda pra terminar essa
pergunta.)
2112. Uma vez fui duramente criticado ao afirmar que Cartola é tão importante
quanto Robert Johnson. Fico extasiado só de imaginar suas músicas vertidas para
o blues...
Zito. Cartola: gênio que mostrou como se
consolidava a linguagem do samba com tudo o que ele tinha (sofrimento, alegria,
amor, pouca grana, musicalidade). Robert Johnson: gênio que mostrou como
consolidar o blues com tudo o que ele tinha (sofrimento, alegria, amor, pouca
grana, musicalidade). São linguagens diferentes e sentimentos muito parecidos.
Eu acho essa analogia entre os dois foda de boa! Manda os caras que te encheram
o saco me ligarem. Eu amo falar no telefone!
2112. Cartola é um gênio da música popular
brasileira. Um visionário que trouxe para o samba de raiz uma poesia visceral.
Zito. É isso, mano! O cara num era só um gênio.
Mozart não era só um gênio! Eram caras que conheciam o que tavam fazendo, que
estudavam, que sabiam se expressar. Que tinham conteúdo, que se aprimoravam
todo dia, que buscavam na música a alma da porra toda. Música é um compromisso
com você mesmo, com a tua polidez em expressar teu sentimento mais profundo.
2112. Mas voltando a Santa Jam falem um pouco sobre o surgimento da banda.
Zito. Bando de gente numa marcenaria numa segunda a
noite depois do expediente fazendo uma roda de blues-baião. O resto eu JURO que
não lembro!
2112. Hoje o blues está muito bem representado no cenário brasileiro com
várias bandas e instrumentistas maravilhosos que inclusive tem público cativo
no exterior. Isso apenas afirma que algo novo está acontecendo independente da
opinião da grande mídia, não é?
Zito. Tá tudo aí! Se você fuçar, você vai achar
coisas lindas na grande, na média, na pequena e na mídia-brotinho. ps. Eu amo
fazer analogias de mídia com pizza. Pizza é bom pra cacete, né!?
2112. Vocês inclusive já andaram fazendo shows pela Costa Oeste dos EUA. Como
foi a recepção por parte do público americano?
Zito. Surreal!! Eles amam música brasileira,
curtiram pacas nossas autorais e piraram quando tocamos Johnny Cash e June
Carter. Um clássico ouvido lá: “oh god!! Do you really know Johnny Cash?” tipo…
não não. Estamos tocando porque não conhecemos! Cazzo!
2112. Soube que o ponto alto dessas
apresentações ocorreram em San Francisco e Carson City, Nevada. Isso é real?
Zito. Foda!! Também tocamos em Reno, Lake Tahoe e
nos trens que ligam essas cidades! Que dias!!! Puta merda!
2112. Vocês chegaram a tocar no lendário Filmore?
Zito. O dia que tocarmos lá a gente vai fazer um banner
do tamanho de Goiás e estender no mar. Ainda não rolou, mas quando rolar, você
vai ficar sabendo por fotos da NASA. Fica relax!
2112. E o público argentino? Eles são realmente fanáticos por blues e rock
como afirma as bandas que já tocaram lá?
Zito. Madre mia!! Amam. Enlouquecem. Ficam
extasiados e deixam a gente com ainda mais tesão de tocar! Papo sério. Muito
massa tocar lá.
2112. Falem um pouco sobre “Sinfonia Caipira” que registrou parte dessas
viagens e que ganhador de melhor documentário musical e melhor filme do
festival em Carson City.
Zito. Foi ideia do Nielsen (Denis Nielsen - Diretor
e Roterista do documentário). Ele pira na banda e sugeriu de nos gravar indo
tocar no Festival de Blues de Ibitipoca. Aí isso rendeu um documentário
maravilhoso que nos levou para os EUA, México e agora pra Portugal. Lá em
Carson City ganhamos melhor filme da categoria e melhor documentário do
festival. O Nielsen é um cara foda demais!
2112. Este ano vocês estarão ocupados com agravação do primeiro álbum e a
preparação da segunda parte do documentário. Pelo visto, será um ano bem
intenso para a banda, não?
Zito. Demais. Mas criamos uma agenda do google que
ninguém (da banda) usa e parece que agora tudo (não) vai dar certo!
ps. Zito adora usar entrevistas para alfinetar
seus amigos de banda e de vida. Realmente ele é de um sarcasmo
interessantíssimo, não é!?
2112.As composições já estão prontas?
Zito. Sim. Temos um rio de coisas prontas, mas
estúdio dá um trabalho do demônio, então vamos soltar em fases durante os
próximos anos. A ideia é que o primeiro EP seja mais autoral e os próximos
tenham as autorais com releituras de canções tradicionais mais contundentes.
2112. Vocês já tem uma data prevista para a entrada no estúdio?
Zito. Tô indo pra lá depois de te responder esses trem
todo aqui!
2112. Além do material autoral vocês
pretendem incluir alguma releitura?
Zito. Pra esse disco, não! Mas pros próximos, sim!
2112.Vocês estão muito ansiosos? O que os fãs podem esperar deste trabalho?
Zito. Sim. Mas a gente usa droga pra ficar calmo!
Mentira, crianças. Saiam dessa!
2112. ... o microfone é de vocês!
Zito. Fazer
música é do caralho! É difícil, mas é do caralho. Se você que estiver lendo
isso gosta de música, pelo amor de deus, larga isso e vá tocar suas parada! Sai
na rua cantando alto. As pessoas piram nisso. beijomeliga
Santa Jam é:
Ivan Staicov - Zito - Vocal /
Banjo / Mandolin / Violão 12 / Gaita / Piano
Pedro Cury - Pedrinho - Vocal /
Violão / Mandolin / Mala-bumbo / Percussão
Danilo Ruiz - Dan Daniel Cantor que só anda a cavalo -
Vocal / Violão / Banjo / Percussão
Pedro Marini - Magrão - Vocal / Contrabaixo
/ Mandolin
João Paulo Lopes - Juju Sanfoneiro - Vocal / Sanfona / Caixa /
Zabumba / Surdo / Washboard
Daniel Oliveira - Déniel - Vocal /
Piano / Violão
Bruno Motta - Bubba - Vocal / Mandolin / Violão 12 / Violão / Lap
Steel / Piano e só
@santajamvoalberta
cargocolective.com/santajam
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