O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



quarta-feira, 8 de abril de 2020

Entrevista Lilian Knapp


Lilian sempre será lembrada como uma das grandes musas da Jovem Guarda. E nesta entrevista ao 2112 ela fala de sua carreira como compositora, do começo e fim da famosa dupla Leno & Lilian, da sua carreira solo e muito mais.   

2112. Nos últimos anos tem acontecido um crescente interesse pela música produzida no período da Jovem Guarda. Muitas bandas que tem se inspirado em vocês e uma quantidade enorme de álbuns e coletâneas tem sido lançado no mercado com ótima aceitação. Você acha esse reconhecimento um pouco tardio ou ainda tá valendo?

Lilian. Acho toda forma de lembrança e homenagem válida.

2112. O movimento surgiu após o boom de Cely Campelo & Cia. O diferencial é que vocês trouxeram uma nova linguagem de comportamento que ia muito além da música. Como foi quebrar e criar novas regras para uma juventude sedenta por liberdade mas que era reprimida por diversos preconceitos? 

Lilian. Na verdade, o que fizemos foi muito espontâneo. Estávamos seguindo o que acontecia na Inglaterra, com o surgimento dos Beatles e a moda de roupas e cabelos, que vinha de lá e nos influenciou. Passamos tudo pra nossa geração naquele momento. Desde as músicas até as roupas e cabelos. 
2112. Os jovens com certeza aprovaram mas os pais com certeza não viam isso com bons olhos. Vocês sofreram muitas críticas?

Lilian. Não muitas... A moda foi mais forte.

2112. A dupla Leno & Lílian surgiu em 1965 e já no ano seguinte explodiu nas paradas com os hits Pobre Menina, Devolva-me e Eu não sabia que você existia. Foi tudo muito rápido, não?

Lilian. Muuuito! Durou menos de 2 anos a 1° fase, mas foi muuito intensa. Trabalhamos, gravando discos e programas de TV, reportagens em revistas e bornais, rádio e muitos shows pelo Brasil. Além de participar como contratados, do programa Jovem Guarda do Roberto, no Rio e em São Paulo. Foi uma loucura!!

2112. Os poucos vídeos da época provam a histeria que girava em torno dos grupos e cantores. Você tinha apenas 18 anos... como lidou com tudo isso?

Lilian. Eu sempre quis ser artista desde que fiz TV aos 8 anos, fazendo dublagens de Brenda Lee. Ameeiii o sucesso. Mas nunca me "subiu à cabeça". Cantava por prazer... nunca por dinheiro. Era bem imatura aos 17 quando comecei profissionalmente mas sempre foi tudo muito natural pra mim.
2112. Segundo informações daquele período apenas você e Martinha compunham num universo totalmente dominado pelos "meninos". Como foi furar o bloqueio?

Lilian. Isso também foi por acaso... adorava fazer versos e Renato (Barros) meu namorado na época, me ensinou a colocar as letras que eu fazia, nas músicas. Assim comecei a compor (antes de cantar) fazendo versões e músicas originais também, com ele. Aliás devo a ele minha carreira artística tanto como cantora, como compositora.
2112. Erasmo Carlos foi quem gravou uma de suas primeiras composições, não é?
 
Lilian. Sim. O Pica-pau, que eu fiz com Renato Barros. Aliás descobrimos que foi o primeiro rock brasileiro feito por uma mulher.

2112. A gravação de versões de sucessos americanos, inglês e italianos era uma imposição das gravadoras para terem um sucesso imediato ou vocês mesmos optavam por isso?

Lilian. Eram ideias da gravadora. Mas depois começamos a escolher músicas que gostávamos também, pra fazer versão que na verdade eram adaptações. Inventávamos a letra que nem sempre tinha a ver com a original. Às vezes a gente só aproveitava a idéia. 
2112. O que você ouvia na época?

Lilian. Em casa minha avó gostava de música clássica e com ela passei a ouvir e gostar também. Minha mãe gostava de cantores italianos de ópera e dos populares Carmem Miranda, Angela Maria. Eu comecei cantando bossa nova: João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius, Tamba Trio...até ouvir The Beatles. Aí tudo mudou na minha vida. Haha

2112. A dupla tinha um ótimo acento pop rock com belas vocalizações. Segundo alguns críticos rolava muita ingenuidade nas letras ou para você era apenas um reflexo daquele momento?

Lilian. As duas coisas. E eu sempre adorei fazer vocais. Tenho muita facilidade pra isso desde pequena. Antes da dupla, cantei com os Golden Boys (amigos meu e de Renato desde aquela época) na gravação do coro de "Festa de Arromba" do Erasmo e também na gravação da minha versão " O meu primeiro Amor" ("You gonna loose that girl"- Beatles) no coro com Renato.
2112. Falar de amor, cumplicidade e desamor nunca ficou fora de moda, não é?

Lilian. Claro que não!

2112. Acho esses tipos de comentários levianos se levarmos em conta que os primeiros álbuns dos Beatles traziam a mesma temática e ninguém falava mal, não é?

Lilian. Beatles são gênios.
2112. Vocês participaram de diversos programas da Jovem Guarda, de rádios, revistas... Quais as melhores lembranças que você guarda desse período?

Lilian. Todas são maravilhosas. Mas fazer os programas de auditório na TV Rio e na TV Record em São Paulo, com os amigos são especiais.
2112. A dupla acabou prematuramente em 1967. O que realmente houve? Porque o fim?

Lilian. Leno sempre quis cantar sozinho. Ele terminou a dupla pra seguir carreira solo e eu achei normal, já quem quem inventou a dupla foi Renato e tínhamos nos separado. Foi um ciclo, rápido mas muito intenso que acabou. Nesse momento Marcio (dos Vips) me pediu em casamento. Ele morava em São Paulo e eu no Rio. Por isso resolvi casar. E começaram a pensar que por isso a dupla terminou. Mas a verdade foi a que contei agora para você.

2112. Muitos historiadores afirmam que a Tropicália surgiu como um rolo compressor sobre a Jovem Guarda. Você concorda com isso?

Lilian. Não. Acho que foi outra coisa acontecendo. A Jovem Guarda está aí até hoje, tendo suas músicas regravadas, fazendo o maior sucesso (como "Devolva-me" entre muuuitas outras!).

2112. O que você fez entre o término da dupla e o seu retorno em 1972 e porque encerraram carreira novamente em 1974?

Lilian. Casei em setembro de 67, tive uma filha, Priscilla Evelyn Knapp Antonucci, em 69 e nesse tempo também continuei fazendo versões pra Fermata e algumas composições também. Tentei a dupla, mas foi impossível sem a mediação e competência profissional do Renato. 

2112. Ainda no mesmo ano você partiu para carreira solo gravando vários álbuns. Como foi começar do zero?
 
Lilian. Foi maravilhoso! Sem estresse, sem nada negativo ao meu lado, todo mundo me ajudando e dando força pra gravar minhas próprias músicas. Tanto que gravei "Como se fosse meu irmão" e "estourou", como se dizia... ha,ha

2112. Sou Rebelde uma versão de Paulo Coelho estourou nas paradas e vendeu aproximadamente três milhões de cópias. Esse sucesso confirmou que você tinha tomado a decisão certa, não é?

Lilian. Sim, dessa vez fui eu quem não quis mais continuar e foi a melhor decisão de minha carreira artística!
2112. Você acha que o excesso de exposição causado pelo single prejudicou os demais discos gravados depois? Afinal, o sucesso gera muita expectativa...

Lilian. Quando se consegue um sucesso do nível do que aconteceu com "Sou Rebelde", meu 1° Disco de Ouro, é normal que o seguinte não seja na mesma proporção. Mas mesmo assim, meu segundo disco "Uma música lenta" de Roberto Livi (foi ele quem me relançou na carreira solo) e Ed Wilson, teve uma vendagem e execução significativas me dando o 2° Disco de Ouro com mais de 1 milhão de cópias vendidas.

2112. Houve muita pressão por parte da gravadora para que você repetisse o sucesso? Afinal os selos vivem de lucros imediatismos, não?

Lilian. Tivemos muita sorte e contamos com a competência dos meus produtores Livi e Ed Wilson, que me proporcionaram um segundo sucesso na sequência. Gratidão a Deus também! 

2112. Em 2008 você montou o projeto Kynna com músicos de bandas como a Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica, Bidê ou Balde e Autoramas. O que te impulsionou a tomar essa decisão?

Lilian. Sempre amei cantar Rock. Por acaso fiz muito sucesso com músicas românticas. Estava na hora de mostrar meu outro lado, o roqueiro. Não esqueça que fui a primeira mulher a compor um rock no Brasil "O Pica-pau". Esses artistas de muito sucesso que você citou, todos gostam e "beberam" na Jovem Guarda. Resolvi gravar a músicas deles. 
2112. Foi uma proposta bem ousada da sua parte se jogar em algo totalmente novo. Qual foi a reação dos seus fãs? Vocês chegaram a gravar algum álbum?

Lilian. Sim, gravamos um CD muito legal que lançamos no programa do Jô Soares na TV Globo e agradeço ao amigo Fernando Gueiros que mostrou nosso trabalho a produção. Mas avisei a todos que não era um trabalho que os fãs de Jovem Guardam iam gostar... era bem diferente. Ficamos felizes porque fomos contatados pelo prêmio Multishow para concorrer na categoria de revelação. Infelizmente não realizaram o prêmio nesse ano.

2112. Porque você não deu continuidade ao projeto?

Lilian. Na verdade estamos na pré-produção de outro CD da banda Kynna.

2112. Nas comemorações dos trinta anos da Jovem Guarda você e Leno se reencontraram mais uma vez para shows. Vocês chegaram a pensar na possibilidade de uma nova volta? 

Lilian. Não. Pra mim acabou. A dupla não existe mais.
2112. Você participou do filme Minha Fama de Mau inspirado na vida do Tremendão? Como aconteceu isso?

Lilian. A música "Devolva-me" minha e de Renato Barros, foi cantada pelo Erasmo e Wanderléa num programa da TV Record e eles reproduziram no filme com os atores que participaram. Fiquei muito feliz.

2112. Nesse período você também gravou um novo álbum com regravações dos sucessos Sou Rebelde, Uma Música Lenta, Devolva-me e o Pica Pau em meio a novas composições. Foi imposição da gravadora?

Lilian. Foi uma produção independente como todas que fizemos desde 92.

2112. Recentemente Wanderléa lançou sua autobiografia. Você também pretende lançar alguma coisa nesses mesmos moldes?

Lilian. Lancei a minha em 2001. Se chama "Como um conto de Fadas" fazendo menção à letra que fiz pra música "Pobre Menina".
Já estou procurando uma editora para a segunda edição, porque a editora que lançou não existe mais e já estou escrevendo outro livro: "Sou rebelde" porque o mundo quis assim. É a segunda parte que conta desde minha separação do Marcio (dos Vips) e da gravação de "Sou Rebelde", até agora.
2112. Você ainda está na ativa fazendo shows e lançando discos regularmente para a felicidade dos seus fãs. Como está a sua agenda?

Lilian. Faço shows em São Paulo, Rio e onde me contratarem.

2112. Qual o seu telefone/e-mail para contratar seus shows?

Lilian. 11 9697-1412

2112. ... o microfone é seu!

Lilian. Agradeço muito a oportunidade e quem quiser pode me seguir no meu Facebook onde faço "lives" às terças, quintas e sábados as 18:30, junto com Cadu Nolla e Léo, nosso "filho" ET que adotamos hahaha. Bjinsss a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário