O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



domingo, 9 de julho de 2017

Anarquistas, graças a Deus!



Aproveitando os festejos dos quarenta anos do surgimento do punk rock eis que indicamos três livros importantes para vocês entenderem toda a aura explosiva do movimento que levou vários rock stars e movimentos da época ao total declínio. Os punks surgiram como verdadeiros guerreiros cuspindo fúria, ódio e desprezo para todos os lados apoiados por um som tosco e ruidoso que deixou as mídias e as gravadoras sem ação diante deste ataque sonoro que conquistou o mundo e mudou a cara do rock.



Crescendo com os Sex Pistols, precisa-se de sangue novo – Alan G. Parker e Mick O’Shea

O próprio nome diz tudo: ...precisa-se de sangue novo! Em 1974/75 o mundo do rock estava dominado pelo hard, pelo progressivo e pelo pop com músicos vivendo uma vida milionária o que encarecia os ingressos e os distanciavam da plateia quando muitos se achavam verdadeiros deuses. E foi assim que no underground um novo movimento começou tomar forma através de shows furiosos, manifestos estéticos e culturais. E na ponta da lança estava o grupo Sex Pistols que ironizava tudo e xingava todos... parecia o fim do mundo! Mas o que os punks queriam era a volta do verdadeiro rock’n’roll abafado por camadas e mais camadas de teclados, solos de guitarras que duravam mais que um show deles. E Alan e Mick fervorosos seguidores dos SP contam neste livro tudo o que presenciaram sobre a banda e sobre o próprio movimento num texto honesto baseado em relatos de pessoas como Glen Matlock (baixista da banda), Malcolm McLarem (empresário dos SP), Roadent (road da banda) e músicos das bandas Buzzcoks, Captain Sensible entre outros. A banda que só lançou um disco em sua curta carreira, mudou o curso do rock e deixou o seu nome inscrito nos anais da história. Nota 10!


Commando, a autobiografia de Johnny Ramone



O Ramones é uma verdadeira instituição sonora e um dos grupos mais amados de todos os tempos com uma legião de fãs fanáticos que ainda hoje após o fim da banda com as mortes de Joey e Johnnny os idolatram. Esta biografia é um verdadeiro achado sobre a história da banda e do próprio rock contado por Johnny com uma sinceridade violenta onde não poupa ninguém. O que eu gosto no punk é a sinceridade dos relatos de seus participantes... tudo é mostrado de uma maneira crua e honesta. No final da biografia Johnny comenta toda a discografia da banda, detalhes das gravações e como as letras foram compostas. Indico este livro não apenas para os fãs do grupo mas para todos que gostam de rock original e verdadeiro. Fundamental!

Meninos em fúria, e o som que mudou a música pra sempre - Marcelo Rubens Paiva e Clemente Tadeu Nascimento               



Clemente que junto ao Cólera e o Olho Seco deu o ponta pé inicial no punk brasileiro através da Condutores de Cadáveres e depois nos Inocentes lançou esta ótima biografia contando não apenas a sua história mas o surgimento do próprio punk justamente por ser um dos pilares do movimento. Num país que pouco ou nada é lançado em termos de biografias este Meninos em Fúria se torna essencial para podermos entender desde o nascedouro do movimento como a sua própria sobrevivência após anos e anos. É bacana lermos detalhes de como tudo começou... as lutas, os confrontos com a polícia, com os próprios punks, os shows, as gravações. Muito foda! Conselho: compre antes que vire item de colecionador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário