O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



segunda-feira, 11 de março de 2019

Entrevista Luciana Aun (Blog Prog Rock Vintage)


Atualmente os blogs são as melhores maneiras de manter viva a memória de uma banda ou de um instrumentista. E o trabalho da Luciana a frente do Prog Rock Vintage é muito bacana e merece todo o nosso respeito. Se você ainda não conhece é só entrar: www.progrockvintage.com e conhecer um mundo de discos maravilhosos.       

2112. Primeiramente devo dizer que sempre admirei o seu trabalho à frente do Prog Rock Vintage. São trabalhos como o seu que mantém viva a memória de pequenas e grandes bandas. Parabéns!

Luciana. Agradeço a oportunidade em conceder essa entrevista a um blog de extrema importância quanto o Fúria 2112! Faço a minha parte, a passos curtos mas faço. Meu espaço é muito pequeno e um tanto modesto comparado a grandes portais e blogs especializados em progressivo, principalmente os nacionais aos quais considero os melhores no assunto, deixando muito gringo pra trás. Não sou profissional em comunicação/jornalismo e não toco nenhum instrumento mas, tento disponibilizar a todos um pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos anos em forma de resenhas, com uma linguagem mais simplificada e direta, sem muitos termos técnicos, o que facilita o entendimento do leitor. 

2112. Poucas pessoas sabem mas o 2112 começou como um blog que distribuía links de cds. E você quando sentiu o desejo de montar um blog com distribuição gratuita de música?

Luciana. Tudo aconteceu meio que de supetão, no finzinho de 2007. Estava com o tempo ocioso por ser fim de ano e lia uma matéria sobre o YES, foi quando tive um estalo e resolvi montar um blog destinado exclusivamente ao Rock Progressivo. Decidi que o espaço seria somente para meu deleite, tratado mais como um refúgio da vida cotidiana, uma espécie de terapia mesmo.  O nome PRV veio na hora, sem pestanejar. Já existiam centenas de blogs, alguns de alto nível e outros nem tanto dedicados ao progressivo, inclusive nacionais, mas me arrisquei assim mesmo e abri o espaço disponibilizando os arquivos para download.  O foco do blog nos primeiros anos era em divulgar os melhores discos dos medalhões e bandas antigas, pouco ou nada conhecidas. Ainda nos dias atuais, não público mais discos de estúdio desses medalhões e procuro expandir um pouco a minha mente valorizando cada vez mais as bandas nacionais autorais (novas ou não), divulgando seus projetos e shows pelo Brasil. 
Luciana e Mario Neto (Bacamarte)
2112. O surgimento de blogs como o seu no meu ponto de vista surgiram para suprir a carência de pessoas que gostam de ouvir músicas de qualidade mas que são ignoradas pelas grandes gravadoras, não é?

Luciana. Gravadoras visam lucros altos e atualmente se concentram em artistas comerciais de péssimo nível que possam trazer esse retorno. A grande maioria desses artistas são de fama passageira, entram na mídia e no dia seguinte são meramente esquecidos. Até mais ou menos quinze anos atrás, existia sim essa carência mas o tempo passou e a música tornou-se acessível a qualquer pessoa, indiferente de classe social. De qualquer forma, as principais gravadoras não só no Brasil mas em diversas partes do mundo agonizam pela valorização em massa das plataformas digitais. A internet veio mesmo para ficar e as grandes gravadoras a cada dia que passa, estão sendo literalmente engolidas pela rede.
No meu ponto de vista, os blogs vieram para suprir a carência de boa música de forma universal. Todos agora tem acesso a qualquer gênero musical. É incrível poder disseminar a boa música para todos, podendo chegar até mesmo nas casa de gente mais simples que nunca teria condições de entrar em uma loja e pagar centenas de reais por um simples cd de prog. Vários frequentadores do blog já me enviaram emails para agradecer a oportunidade de baixar os discos e aguardar ansiosamente pela próxima publicação.

2112. Às vezes eu fico imaginando quanta material bacana não deve existir nos porões das gravadoras a espera de uma chance de lançamento ou relançamento...

Luciana. Deve ter mesmo muita coisa boa engavetada por aí. Com a volta estrondosa do vinil, esse pessoal ainda que, a passos lentos, estão reeditando alguns discos clássicos em 180gr. Fica a esperança de lançarem algo 'inédito', alguma gravação perdida ou algo do tipo mas como disse, essas gravadoras visam somente o lucro e jogam os preços para o alto. Podiam também aproveitar essa onda de streaming e disponibilizar o acervo mas creio que poucas o façam. 

2112. Um exemplo disso ocorreu por parte da Som Livre que relançou o cd Ao Vivo dos Mutantes na versão original cortada. Porque não o relançou completo, não é? Os fãs da banda e roqueiros em geral esperavam por isso...

Luciana. Infelizmente, a Som Livre é uma gravadora midiática demais onde a gestão fica por conta da Rede Globo. Sinceramente, não espero muito deles em termos de relançamentos em alto nível.  

2112. Você alguma vez já teve problemas com gravadoras ou mesmo artistas por causa das suas postagens?

Luciana.  Inevitável ter um blog onde se disponibiliza arquivos para download e não enfrentar problemas. Entre os anos de 2007 e 2010 fui cruelmente perseguida pela DMCA (Digital Millenium Copyright Act), legislação americana que fica por conta de atormentar os blogueiros e outras plataformas que disponibilizam músicas em catálogo para download. Foi essa tal legislação que derrubou o primeiro endereço do PRV em 2010. Também, nessa época, fui virtualmente cercada pelos advogados do Peter Hammil (VDGG) e Robert Fripp (Crimson) me proibindo de publicar qualquer arquivo para download dessas bandas, sendo gravações oficiais ou não. Me fizeram retirar todos os discos sob ameaça de processo por violação de direitos autorais. Acatei imediatamente a essa ordem e demorei alguns anos para me atrever em colocar algum registro não-oficial de ambas no Progrockvintage.
Depois que o Google, leia-se DMCA, deletou o primeiro domínio (blogspot) em 2010 e mais uma grande leva de excelentes blogs nacionais e estrangeiros, parti para um domínio próprio onde hoje em dia, sou mais cautelosa em relação as minhas publicações e até o presente momento não tive mais nenhum problema. 
Atualmente, procuro não postar discos oficiais de bandas consideradas como medalhões. Parti para a postagem de bootlegs e bandas mais obscuras de variadas nacionalidades, que têm feito muito sucesso entre os apreciadores do gênero. 

 Luciana e Rick Wakeman
2112. O que eles alegam?

Luciana. No caso da DMCA, não alegam absolutamente nada. Apenas deletam tudo o que não consideram que esteja dentro da lei. No meu caso, foram por volta de 300 publicações as quais consegui reaver apenas uma parte com a ajuda de um amigo. Os links hospedados em servidores de downloads também foram deletados em sua totalidade.

2112. Que critério você usa na hora de postar um cd? O que é mais importante no seu ponto de vista?

Luciana. Tenho sempre disponível uma lista do que devo postar, pesquiso bastante antes de publicar alguma coisa e verifico se a qualidade de áudio está adequada. Sou mulher e não posso vacilar pois esse gênero musical é mais apreciado pelos homens e muitas vezes sou criticada por isso. Em pleno século XXI, as mulheres ainda sofrem o preconceito dos machistas de plantão. Por esse motivo, procuro ser bem coerente em minhas postagens, publicando discos dos quais realmente tenho profundo conhecimento.

2112. E no caso dos bootlegs que nem sempre tem uma qualidade de som bacana você leva em conta a raridade do trabalho?

Luciana. Existe um público especifico para esse tipo de publicação. Muitos colecionadores garimpam esses registros ao vivo. A qualidade, na maioria das vezes, não ajuda mas procuro sempre postar algo em que o áudio esteja de acordo com o aceitável. Alguns arquivos de meu acervo estão na extensão FLAC que, mesmo sendo mais pesados, a qualidade do áudio apresenta uma melhora significativa. 

2112. Você passa muito tempo garimpando material na Internet?

Luciana. Há muitos anos que não faço isso. Meu tempo anda curto. Os arquivos são 'garimpados' em meu próprio acervo, físico ou digital. 

2112. O P.R.V. recebe doações?

Luciana. Mesmo com uma série de despesas para manter o blog ativo, NUNCA solicitei nenhum tipo de ajuda ou doação de quem quer que seja. O Progrockvintage não visa lucro. Na verdade pago para ter aborrecimento por conta de alguns chatos que aparecem as vezes. 

2112. O bom de ter blog é que se cria laços de amizades com pessoas de todos os tipos. É muito bacana saber que você conseguiu ajudar alguém com alguma postagem ou com alguma dica, não é?

Luciana. É muito raro alguém publicar algum comentário no blog mas em compensação, em qualquer evento relacionado ao Rock Progressivo que eu esteja presente, pessoas que eu sequer conheço sempre me abordam para falar do PRV e de quanto ele acrescentou em seu conhecimento musical. Isso já ocorreu diversas vezes em Belo Horizonte, interior de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. É muito gratificante saber que o Progrockvintage já fez ou faz diferença na vida de alguém. Isso não tem dinheiro que pague. 
Além disso, algumas bandas já divulgadas por lá também me homenagearam no palco em alguns de seus shows, agradecendo pela divulgação e apoio dados. Isso é de grande motivação pessoal. É uma satisfação enorme poder contribuir com essas pessoas que lutam e fazem o impossível para que esse gênero musical continue firme. 
As trocas de informações e contatos com estrangeiros também são de grande valia não somente para o blog mas pra mim pessoalmente também. Já consegui muito material de peso e aprendi bastante com esses gringos que entendem muito de Rock Progressivo. 

2112. Qual o fato mais curioso ou inusitado que já aconteceu no Prog Rock Vintage e que você nunca comentou com ninguém?

Luciana. Inusitado é fazer divulgações ou publicações de algumas bandas nacionais de extrema importância e não mais que de repente criar laços de amizade com seus integrantes. Alguns ídolos que via apenas nas capas de seus discos, viraram amigos que hoje são indispensáveis tanto na minha trajetória com o blog quanto na minha vida pessoal. Isso também não tem preço!
Respondendo sua pergunta: uma vez me ofereceram uma quantia razoável em dinheiro para aquisição do nome e do domínio Progrockvintage. A resposta dada, todos sabem...

2112. Quais são os seus projetos para o blog neste ano de 2019?

Luciana. Darei continuidade com as publicações de discos e bootlegs, além da divulgação de projetos e shows de novas e velhas bandas nacionais.
Que no ano de 2019 eu consiga me dedicar mais em fazer melhores publicações. 

 Tânia Braz (Arion), Annie Haslam (Renaissance) e Luciana Aun
2112. Lembro que você a um tempo atrás teve sérios problemas com a distribuição dos links no P.R.V. Como você resolveu esse problema?

Luciana. Esse é um problema impossível de se resolver... Entre 2007 e 2010 usava sempre o extintos Rapidshare e Megaupload e os ainda em atividade Mediafire e 4Shared. Todos esses que na época eram considerados confiáveis, mas deletaram TODOS os links que estavam ativos, uns 300 pelo menos sem aviso. Com a perda do domínio, os arquivos também foram deletados automaticamente.  Já virei noites e noites subindo arquivos em diferentes servidores que me deixavam na mão alguns meses depois. Um dia, apelei e joguei tudo em um servidor de Torrent. Mais uma vez, não deu certo. Gente chata que nunca havia se manifestado, foi aos comentários exigir que eu retirasse o arquivos do Torrent e achasse algum outro servidor de download direto. Fizeram da minha vida um inferno. Encheram meu email de comentários com palavras de baixo calão, o que me chateou bastante. Me lembro que nessa época quase desisti de tudo.Os amigos me convenceram do contrário e logo parti para os servidores russos. O Yandex 'resolveu' o problema por uns cinco anos. Mês passado descobri que muitos dos arquivos aos quais fiz o upload estão ativos porém apresentam erro ao descompactar as pastas. As publicações mais atuais foram migradas para o novo Mega. Agora só me resta esperar para ver qual será o próximo capítulo dessa ladainha...

2112. Indique dez álbuns essenciais do prog que nenhum fã do estilo pode deixar de ouvir?

Luciana. A meu ver existem mais de uma centena de álbuns essenciais no Rock Progressivo vindos dos quatro cantos do mundo, divididos nas mais diversas vertentes. Seria leviano de minha parte cravar os dez mais essenciais, isso não existe. O que consigo fazer nesse momento é dar um direcionamento aos que se iniciam com certo interesse no Rock Progressivo. A ordem é totalmente aleatória e deixo claro que esta não é uma lista com os meus dez discos preferidos. Alguns citados são discos de cabeceira outros nem tanto porém, fundamentais...

01. Pink Floyd - Animals (1977)
02. Caravan - In the Land of Grey and Pink (1971)
03. Soft Machine - Third (1970)
04. Bacamarte - Depois do Fim (1983)
05. Genesis - Tresspass (1970)
06. Yes - Relayer (1974)
07. Focus - Focus II Moving Waves (1971)
08. Gentle Giant - Acquiring The Taste (1971)
09. Faust - Faust IV (1973)
10. Grobschnitt - Solar Music (1978)

2112. Obrigado pela paciência em responder todas as perguntas... o microfone é seu!

Luciana. Mais uma vez agradeço a oportunidade de divulgar o blog Progrockvintage no Furia 2112. Foi uma honra poder colaborar com um trabalho tão bacana feito o seu. Que o 2112 permaneça na ativa por muitos anos. Espero que essa entrevista não tenha sido monótona para o leitor. O segredo de se ter um blog de qualidade é a paciência e a persistência e isso eu já percebi que você tem de sobra. Parabéns pelo trabalho desenvolvido com a divulgação de novas bandas. Suas entrevistas são muito boas. Coloco o Progrockvintage a sua disposição para o que precisar. 

 Blog Prog Rock Vintage
 http://www.progrockvintage.com/

 Próxima entrevista



Nenhum comentário:

Postar um comentário