O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Entrevista Miltinho Romero

2112. Miltinho, há quantos anos você está "on the road" e qual foi o seu primeiro trampo profissional?

Miltinho. Estou na música já fazem 30 anos, meu primeiro trabalho foi em estúdio como músico free-lancer aos 15 anos de idade, fazendo uma gravação para o pessoal gospel, foi meu primeiro trabalho remunerado.             

2112. Você começou cedo tocando em várias bandas fazendo o circuito de bailes, casamentos, trabalhou em estúdios etc. É um caminho duro mas de grande valia para o crescimento de um músico, não?

Miltinho. Sem dúvidas, quando você trabalha em estúdio, bailes etc... você é obrigado a tocar diversos estilos e a meu ver é de grande estudo isso abre a cabeça do músico. 

2112. Que músicos você curte e que é influência no seu modo de tocar?

Miltinho. Diversos guitarrista me influenciaram... Hendrix, Blackmore, Malmsteen, Steve Morse, Albert Collins e muitos outros.

2112. Na sua opinião existe "fronteiras musicais" para a formação de um músico?

Miltinho. No meu modo de ver não há fronteiras, tudo é válido e é de grande avalia.  

                                   
2112. Hoje mal se aprende os acordes básicos e já estão tocando e gravando. Na sua opinião o que é bom e o que é ruim nisso tudo?

Miltinho. Realmente isso acontece, mal se aprende a tocar e você já pode gravar, mas se não trabalhar duro, você não se mantém por muito tempo.                                   

2112. Recentemente li um artigo que mencionava um interesse cada vez maior do público por músicas mais antigas. Aí fica um questionamento: Qual será o futuro da música?

Miltinho. A música é uma arte que sempre vai mexer com as pessoas. Ela existe a muito tempo e assim permanecerá para sempre.                                   

2112. Falando como profissional: Está compensando gravar e lançar músicas nas plataformas?

Miltinho. Realmente as plataformas ajudaram o artista a divulgar seu trabalho, por outro lado as gravadoras são específicas na gravação, tiragem de cópias e divulgação.    


2112. Lembro que na minha época a gente se reunia para curtir as capas, saber os nomes dos músicos, ler as fichas técnicas e quem não podia comprar copiava em k7's. Hoje perdeu-se esse costume, basta programar uma lista nas plataformas. O que foi feito dos verdadeiros apreciadores do rock'n'roll?

Miltinho. Hoje é tudo muito rápido e dinâmico, gostávamos de ver as capas e quem era os músicos, isso acabou infelizmente.                         

2112. É verdade que antes de se tornar guitarrista você tentou ser baterista? O que te fez mudar de idéia?

Miltinho. Sim comecei a estudar bateria com meu irmão, mas logo vi que me faltava algo.                     

2112. Atualmente você ministra aulas, continua trabalhando em estúdio, mantém sua carreira solo e ainda integra o Rádio Táxi. Como você faz para compor, exercitar, preparar aulas, fazer shows e ainda ter um momento só seu?

Miltinho. R
ealmente é necessário se organizar para poder da conta de tudo, mas manter a cabeça na música o tempo todo, seja com os ensaios, shows e estudos, é ótimo!   

               
2112. Colorful foi lançado em 2018. Como foi o processo de composição, arranjos, produção e gravação? Você gravou todos os instrumentos?

Miltinho. Comecei a compor meu disco na mesma época que entrei para o RT, tinha que dividir o tempo, toquei guitarra e contra baixo, e meu irmão Marcelo Romero, bateria. Utilizei na gravação dois Fenders Stratocaster, guitarras que aprendi a tocar com meus ídolos.                                      

2112. Quanto tempo você gastou em estúdio para registrar o álbum?

Miltinho. Fiquei um ano gravando com muitas pausas, devido ao RT.           

2112. Todos os temas de Colorful são instrumentais... mas em algum momento você pensou na possibilidade de gravar vocais em alguma delas?

Miltinho. Sou um péssimo cantor (rs).    

2112. Apesar de cultuada, ter vários festivais dedicado ao estilo, dos shows sempre lotados e ovacionados, da boa vendagem dos álbuns... a música instrumental ainda não caiu no "dito" gosto popular. Colorful teve uma boa aceitação?

Miltinho.
Sim, infelizmente a música instrumental não chega ao grande público, por falta de educação musical desde a escola, enfim, problemas culturais, sociais, econômicos etc.                   

2112. Há projetos para a gravação de novos álbuns solos?

Miltinho. No momento não tenho intenção de gravar outro álbum, talvez num futuro próximo, sem ser físico, como foi feito.   

2112. Ao contrário do seu trabalho solo a Radio Táxi desenvolve um trabalho mais pop, não?

Miltinho. O RT é uma banda pop sim, mas muito rockeira, por conta das guitarras do Wander Taffo, sempre generosas de bom gosto, feeling e precisão.                               

2112. Todos compõem na banda?

Miltinho. Todos compõem e palpitam no que se refere a arranjos e o molho.                    

2112. A banda tem projetos de lançamentos para este ano?

Miltinho.  Esse ano lançamos duas músicas: Sarah e A Força da Minha Vida, ambas estão em todas as plataformas digitais e inclusive nos shows.           

2112. Qual telefone/e-mail para contactar você ou para adquirir o seu cd?

Miltinho. meu e-mail é miltonguitar224@gmail.com e também nas redes sociais como Facebook /Instagram Miltinho_Romero .                   

2112. ... o microfone é seu!

Miltinho. Quero muito agradecer seu convite do blog, pela oportunidade de falar um pouco da minha trajetória, foi um grande prazer, obrigado e sucesso à todos.


Fotos: Arquivo Facebook Miltinho Romero. Quem souber o nome dos fotógrafos favor enviar para retamero2112@gmail.com que eu faço as devidas correções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário