O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



domingo, 29 de novembro de 2020

Homenagem se faz em vida: Egberto Gismonti

 

Cultuado no mundo inteiro, Gismonti é um dos nomes sagrados da música brasileira. Influenciou uma infinidade de músicos e bandas não só de MPB mas também de jazz e rock progressivo. É dono de um ecletismo que vai do popular ao erudito com uma desenvoltura única. Já gravou dezenas de álbuns que são ouvidos no mundo inteiro. Essa pequena homenagem é uma maneira de dizer “muitíssimo obrigado, meu camarada”.     

 

Obs.: As fotos usadas nessa postagem foram retiradas do Facebook do artista e também da internet via o aplicativo Pinterest. Só consegui identidicar Paol Scriagi, MV, Ziga Koritnik e Robert Cifarelli. Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato via e-mail: furia2112@gmail.com.    

 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Entrevista Túlio Jorge

 

Depois de quatro anos a frente do blog entrevistar novamente outro músico da minha cidade é muito bacana. É importante divulgar a cena de onde moramos citando os músicos, bandas, flyers de shows etc em nossas redes sociais. A cena só crescerá quando trabalharmos juntos. Eu estou fazendo a minha parte e você?         

2112. Podemos começar com você falando sobre o início da sua carreira.

Túlio. Bom, aos 12 anos comecei a tocar violão, desde então fui aprimorando meu dom, junto com o dom de cantar. Hoje, aos 23, me sinto pronto para seguir o caminho da música. 

2112. Você é autodidata?

Túlio. Em alguns instrumentos como o teclado e a gaita, sim. Eu ouço de tudo um pouco, mas os gêneros que mais gosto são rock e música eletrônica, e acho a junção dos dois genial. Gosto muito de Tame impala, The 1975, Netsky e Jamie XX.

2112. E entre as bandas nacionais o que você ouve?

Túlio. Capital nacional, Engenheiros do Hawaii e O Rappa.

2112. A internet tem sido uma grande aliada das bandas com canais de vídeos, blogs, sites, web radios/tv’s e as mídias sociais. O que você tem realizado nessa área? Já tem o seu próprio canal?

Túlio. Eu fiz uma live a pouco tempo no YouTube. É só procurar por “Túlio Jorge”.

2112. Falando da live o resultado final satisfez suas expectativas? Você pretende fazer outras?

Túlio. Satisfez sim. Gostei do som que fiz com a banda! Pretendo sim, ano que vem!

2112. Você pretende investir em material de merchandising como camisas, bottons, chaveiros para promover sua música?

Túlio. É uma boa idéia, vou pensar nisso!


2112. Itaperuna como muitas cidades do interior não possui uma política de apoio a cultura para que uma cena se sustente por ela mesmo. Na sua opinião que medidas deveriam ser tomadas para reverter esse quadro?

Túlio. “Fazer com as próprias mãos”. Nós, artistas, temos que dar o nosso melhor a ponto de não conseguirem nos ignorar mais. Sou a favor de todos os gêneros musicais, acho que tem espaço pra todo mundo, porém alguns preferem não investir no próprio trabalho, e assim fica difícil crescer, em um mundo onde as pessoas em si já gastam dinheiro demais com elas mesmas.

2112. A meu ver falta também locais bacanas que invistam em sons autorais. Não gosto de covers... elas tiram a identidade do músico. Na ausência de material autoral prefiro as releituras... elas têm mais personalidade, não é?

Túlio. Com certeza. Eu pretendo fazer algumas releituras, inclusive. Acho que a cereja do bolo faz toda a diferença.

2112. Você acha possível viver de música ou isso é mera utopia?

Túlio. Sim, na vida, tem jeito pra tudo, menos pra morte!

2112. Túlio, você está começando a desenvolver um trabalho solo. A princípio quais são os seus planos? Há projetos para a gravação de alguma demo, single... ou você prefere primeiro amadurecer um repertório

Túlio. Estou pensando ainda no que vou fazer. Prefiro amadurecer as idéias primeiro.

2112. Falando em material autoral como é o seu processo de composição. O que mais te inspira nesses momentos?

Túlio. Tudo me inspira. Quando estou feliz tenho inspirações, da mesma forma de quando estou triste.

2112. Essa pandemia pegou a todos com as calças na mão. A salvação tem sido a internet com as lives, as vaquinhas, as postagens de vídeos, as vendas de materiais de merchandising etc. O que você tem visto ou ouvido de interessante na rede.

Túlio. Muitos vídeos de shows ótimos, tantos de bandas brasileiras quanto gringas.

2112. Para terminar, o que você diria para as pessoas que ainda não conhece a sua música?

Túlio. Eu sempre acho que posso melhorar, a cada música... Então, tenham fé em mim, no meu trabalho, pois é só o começo, ainda vai vir muita coisa boa!!

2112. Qual o telefone/e-mail para contratar seus shows?

Túlio. Pelas redes sociais, instagram: @tuliojv e pelo facebook: Túlio Jorge. Ou pelo meu e-mail: tuliojorgeveiga@gmail.com

2112. ... o microfone é seu!

Túlio. Gostaria de agradece-lo pela oportunidade de participar da entrevista e agradecer meus fãs por serem os melhores do mundo!! Gostaria de dizer também, pro pessoal que está lendo esta entrevista, para ver a minha live no YouTube que ficou super bacana e dizer também que vem coisa boa por aí. Vou deixar o link da live aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RJZdvSzgS2s&t=358s

2112. Eu é que agradeço a sua disponibilidade.

 

Pedi permissão ao Túlio para dedicar essa entrevista a memória de Damadá, seu avô. Ele com certeza estaria muito orgulhoso da trajetória musical do seu neto.  

Obs.: Todas as fotos foram retiradas do Facebook do entrevistado. Não consegui identificar nome de nenhum fotógrafo. Portanto, se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato via e-mail: furia2112@gmail.com que farei as devidas correções.