O blog 2112 foi formado com intenção de divulgar as bandas clássicas de rock, prog, hard, jazz, punk, pop, heavy, reggae, eletrônico, country, folk, funk, blues, alternativo, ou seja o rock verdadeiro que embalou e ainda embala toda uma geração de aficcionados. Vários sons... uma só tribo!



segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Entrevista Black Kings Of The Blues

2112. Primeiramente, como surgiu o projeto Black Kings Of The Blues?

Euclides. Surgiu pela necessidade de tornar essa história mais conhecida, não apenas pela riqueza melódica mas também pela importante história que ela traz em sua formação. Eu já tinha identificado a necessidade de contar e cantar essa história. Mostrei o projeto pra um amigo de longa data, Edgard Radesca do Bourbon, aí ele curtiu e me incentivou a pôr o projeto de pé.

2112. ...e quem faz parte dele?

Euclides. Eu, gaita, back vocal e percussão; Victor Rossetti, gaita, guitarra e voz; Jonny (Ricardo Moreno), bateria; Rodrigo Rossignoli, baixo; Zé Victo, apresentador, voz, back vocal e narrador; Adriana Cristina, apresentadora, back vocal e narradora e cotamos ainda com as participações especiais de Bibba, voz e Laurence Santos, teclados.

2112. Ao longo dos anos, o blues gerou diversas vertentes ao incluir em sua música elementos do rock, do jazz, do funk, do soul etc. O que vocês acham dessas miscigenações do estilo?

Euclides. Nós achamos importantes. Isso tornou o Blues mais audível e mais acessível a outros públicos ouvintes, admiradores e até da legião de outros artistas músicos.

2112. Vocês pretendem trazer de volta o velho blues cantados nos campos do Mississipi, nas prisões, nos bares e cabarés ao largo das estradas?  

Euclides. Não. Não temos esse propósito.

2112. Nos últimos anos o blues tem tido uma grande abertura em nosso país com a criação de importantes festivais espalhados em diversos estados e que muitas das vezes incluem cantores, bandas e músicos americanos e ingleses. Qual a visão de vocês sobre esses festivais?

Euclides. São bem vindos esses festivais como difusão musical. O que falta neles é o que vamos fazer. Mostrar a importante e curiosa história tão fundamental como ferramenta de mudança e oportunidades sociais.

2112. A banda é nova, mas quais são os planos de vocês? Vocês tocarão apenas os grandes standards do blues ou pretendem também criar material próprio? 

Euclides. Primeiramente grandes standarts.

2112. Vocês tem projetos de gravar álbuns ou singles para divulgar o trabalho da banda? 

Euclides. Sim, mas a longo prazo.

2112. Pessoalmente o blues é o meu solo sagrado e Muddy Waters e Elmore James são os meus grandes ídolos. E quanto a vocês quais músicos ou bandas fundamentam o The Black Kings Of The Blues?

Euclides. Muddy, Little Water, Willie Dixon, Robert Johnson, Buddy Guy e claro BB King.

2112. Algum disco em especial?

Euclides. Riding With The King e Me and Mr Johnson do Eric.

2112. Sei que cada músico de blues tem o seu jeito próprio de tocar e cantar suas composições. Nos shows vocês respeitam os arranjos originais ou seguem a intuição do momento?

Euclides. Seguimos a intuição. O blues nos dá esse "Liberdade Poética", digamos assim.

2112. Vocês pretendem trabalhar também como banda de apoio para outros músicos ou cantores? Pelo que eu sei isso é um prática muito comum no universo do blues, não?

Euclides. Sim, gostaríamos muito.

2112. Como contactar a The Black Kings Of The Blues para shows?

Euclides. Por e-mail: eucrio@bol.com.br ou pelo WhatsApp 11 99779 1794.

2112. ... microfone é de vocês.

Euclides. Eu, em meu nome e de toda a rapaziada agradacemos e enaltecemos essa oportunidade.