quinta-feira, 29 de junho de 2017

Entrevista Divisão Celeste


O cenário do rock brasileiro vive em constante mutação vide o cenário underground que lança todos os dias novas bandas cheias de atitudes fugindo do esquema das grandes gravadoras viciadas em fórmulas de sucesso. A Divisão Celeste está entre as novas bandas que exploram novos terrenos a procura de novos sons...      

2112. Ultimamente o Brasil tem assistido um boom musical com o surgimento de várias bandas pelos quatro cantos do país. E neste cenário de várias tendências como surgiu a Divisão Celeste?

Divisão Celeste: Surgiu da vontade de tocarmos juntos e manifestar nosso ponto de vista. Inicialmente sem nenhuma pretensão de nada muito grandioso. A coisa meio que foi se desenhando naturalmente com o tempo.

2112. De quem foi a idéia de batizar a banda com este nome? 

Divisão Celeste: Eu tive a idéia (Gabriel Dinucci). Na verdade foram vários nomes...(risos). Mostrei ao pessoal da banda e todos chegamos a conclusão que seria o melhor nome. Combina com a idéia de sermos um time. A questão da união entre nós ,o que é meio raro geralmente em bandas de rock. E traz uma coisa positiva que é fundamental para as pessoas, principalmente nos dias de hoje.
2112. Quais as bandas que mais influenciou vocês?

Divisão Celeste: A nossa escola digamos é o rock britânico. Somos uma banda de MPB (música popular britânica). Beatles é uma unanimidade entre todos nós. Mas tem muita coisa de pós punk, brit pop, eletrônico... o rock britânico basicamente.

2112. Pessoalmente gosto muito do Cure, U2, Echo And The Bunnymen, Simple Minds, P.I.L... Existe uma certa má vontade sobre este período para muitos mais comercial do que roqueiro. Gosto de afirmar que todo os períodos da música seja pop, rock, blues, jazz tiveram coisas boas e coisas ruins. Gosto é discutível?   

Divisão Celeste: Com certeza não. Cada um é livre para escolher o seu artista e estilo favorito. Desde que se faça isso por conta própria,sem interferência. Por exemplo:"Ah fulano diz que é legal então é legal,entende? Claro,deve existir espaço para todos. E não a soberania de um só segmento. Agora,na minha opinião só existem dois tipos de música. Música boa e musica ruim. Na verdade o que acontece hoje em dia ,é que existe todo um movimento de artistas novos com um trabalho realmente relevante,mas que não chega as vezes nas pessoas. Hoje em dia na maioria das vezes (principalmente se tratando de rock),você precisa ir até as plataformas disponíveis e "garimpar" por conta própria o que te agrada. Não é como antigamente que existiam canais de TV,rádios que já te entregavam as novidades. Hoje é preciso ir atrás.

2112. Como é o processo de composição de vocês? O que mais influência vocês na hora de compor?

Divisão Celeste: Não seguimos uma "fórmula mágica". Mas na maioria das vezes, o que vem primeiro é a música (harmonia e melodia). Isso é gravado, eu ouço e escrevo a letra. Tenho sempre algumas anotações em um caderno, esboços de letra. E geralmente falam da nossa realidade (dia a dia), ou de repente algum assunto específico que estou pensando... As letras são minhas, as músicas a banda faz em conjunto. Mas pra mim, o mais difícil sempre é o título (risos). E claro, tem aquelas que vem tudo de uma vez e que eu tenho que pegar papel, caneta e gravador correndo. Isso ocorre as vezes nas situações e  lugares mais inusitados.

2112. O que mais impulsionou a banda a gravar o cd?

Divisão Celeste: Expor nossas idéias sobre como andam as coisas hoje em dia. Acreditamos em uma música com conteúdo e mensagem. Que traga uma mensagem.
Que seja muito mais de informação do que entretenimento.

2112. Como anda as gravações?

Divisão Celeste: Estamos em fase de pré-produção. Onde fazemos os registros de execução das músicas em estúdio pra que possamos trabalhar os arranjos e escolher o que melhor vai se encaixar no album.

2112. O que vocês podem adiantar?


Divisão Celeste: Estamos trabalhando com carinho e dedicação nesse material para entregar um baita disco de rock para todos vocês. O álbum terá 10 faixas. Isso é tudo que eu posso dizer. O restante é segredo (risos). Mas posso garantir que é diferente de tudo que as pessoas já ouviram nos últimos anos. Aguardem...

2112. Vocês já escolheram a música de trabalho?

Divisão Celeste:Ainda não. Isso está sendo feito durante a pré-produção que está em andamento. Estamos testando, mas já temos uma votação. É bem difícil, pois todas são radiofônicas dentro da nossa concepção. Mas em breve teremos o nosso primeiro single.

2112. Essas músicas que estão sendo gravadas para o cd foram testadas nos shows ou tudo é material inédito?

Divisão Celeste: O material é todo inédito. Devemos testar algumas coisas nos shows talvez...

2112. Algum recado?

Divisão Celeste: Obrigado a todos do site pela entrevista, Carlos Retamero em especial, e... aguardem, muita coisa boa está por vir...

2112. Não precisa agradecer, a casa é nossa. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário