sábado, 1 de setembro de 2018

Entrevista Carlão Gaertner (Parte 02)



The bassman

Continuamos a nossa saga sobre a vida e a obra deste grande músico...

2112. Em 1972 a banda formou parceria com o poeta Paulo Leminski... Como aconteceu esse encontro histórico?

Carlão Gaertner. Da forma mais surreal possível. Uma noite, bateram de madrugada na janela do quarto do Orlando, que ficava na frente da casa, e ele saiu da cama e foi ver quem estava batendo. Era um fotógrafo amigo nosso, o Araton Maravalhas, acompanhado do Paulo Leminski, com uma garrafa de cachaça debaixo do braço e uns cadernos de apontamentos poéticos. Moral da história. Todo mundo saiu de suas camas, descemos para o estúdio, colocamos uns discos de rock para rodar e a conversa rolou noite a dentro embalada pela bebida e por aquela famosa fumacinha da Maria Joana (Mary Jane, ou a famosa Lady Jane dos Stones). No início da conversa, o Araton nos falou que já fazia um tempo que o Leminski dizia que queria conhecer A Chave e a Casa Branca. Daí o poeta nos mostrou alguns poemas e rascunhos de seus cadernos e nos disse que já tinha feito algumas letras, musicadas pelo seu irmão Pedro Lemisnki, que tocava violão. Foi então que surgiu no ato a ideia de tentarmos fazer algumas músicas com letras dele, em parceria com a banda. Já na noite seguinte ele apareceu novamente na Casa Branca, acompanhado pela Alice Ruiz, sua mulher na época, e seus dois filhos pequenos, o Miguelzinho – que um tempo depois faleceu – e a pequena Áurea, chamada de Polaca – que devia ter dois ou três anos e que acabou apaixonada por mim, fato que todo mundo ria e achava curioso, pois eu era uma figura assustadora na época, com um tremendo cabelão Black Power e sempre de óculos escuros, que acabou enfeitiçando uma pequena garotinha (kakakaka). O restante da história de nossa parceria eu praticamente já comentei numa resposta anterior. Essa foi a fase da Casa Branca. Fizemos mais algumas músicas com o Leminski quando já ensaiávamos numa antiga cozinha que ficava nos fundos da empresa do meu avô, Indústria e Comércio Senegaglia SA., e que isolamos com as chapas de Eucatex que removemos quando saímos da Casa Branca. Mas, antes disso, quando voltamos de São Paulo com todo o equipamento novo, alugamos uma chácara em Campina Grande do Sul, região Metropolitana de Curitiba, onde ficamos três meses ensaiando direto de manhã à noite, quando compusemos e montamos o show “De Ponta Cabeça”, com novas músicas somente da banda (música e letra) e outras da parceria com o Lemisnki no set. Esse show estreou no final de abril de 1975, numa temporada de três dias no Teatro da Reitoria da UFPR, onde Gil (Expresso 2222) e Gal Costa com o show “Gal Fa-Tal” também se apresentaram, entre outros artistas. Nossa parceria acabou no show “Vai à Luta” d’A Chave, nome da última música de nossa parceira com o poeta polaco, no show de lançamento do compacto pelo G.T.A, com duas músicas d”A Chave, também com letras do Leminski, e participação especial do Manito no disco (piano e sax) e depois ao vivo no show, realizado no Palácio de Cristal do Círculo Militar do Paraná, em 1977. O compacto foi gravado e produzido por Eduardo Araújo, em seu estúdio em São Paulo, após o nosso encontro no Festival Camburock, no início de 1977, na praia ao lado de Camburiu, em Santa Catarina, onde Manito também tocou com o Som Nosso. Após ver nossa apresentação, Eduardo nos convidou para gravar as duas músicas e também inclui o Manito no pacote (rs). Até hoje, os dois são “Chaveiros” Honorários em nossos corações.

2112. Quem era as influências de vocês neste período?  

Carlão Gaertner. No Brasil, a principal influência d’A Chave em seu período inicial era Os Mutantes, pela sua irreverência, criatividade, e pelas ironias e sátiras presentes nas letras de suas músicas, além do som, é claro. Tanto que acho que A Chave, se não estou enganado, foi a única banda nacional a conseguir comprar uma guitarra e um baixo de seis cordas Regulus, fabricados pelo genial Cláudio César Dias Baptista, irmão do Arnaldo e do Serginho, e ainda abriu em 1969, na TV Paranaense, um show d’Os Mutantes na emissora, com Rita Lee, Serginho e Arnaldo, e o baterista Dinho Leme, que ainda não era oficialmente membro do grupo. Esse ‘approch’ musical continuou com Rita Lee & Tutti Frutti, até A Chave abrir os dois shows da turnê do show “Entradas e Bandeiras”, também no Palácio de Cristal do Circulo Militar do Paraná, com o local totalmente lotado nas duas apresentações (aproximadamente 10 mil pessoas). Também curtíamos o som da banda carioca O Peso, e do Made In Brazil, banda com a qual A Chave fez uma mini turnê nacional em 1976, e uma temporada de cinco dias no TUCA, em São Paulo, após os shows em Curitiba e Londrina, no interior do Paraná.
No Rock internacional, as primeiras influências foram The Beatles e, principalmente, The Rolling Stones. Também Chuck Berry, The Who, The Animals, The Troggs, Iron Butterfly – A Chave tocava a música “In A Gadda Da Vida” integralmente, inclusive com o solo de bateria, e era um dos hits de seu repertório internacional – Crosby, Stills, Nash And Young, Deep Purple, Black Sabbath, Creedence Clearwater Revival, The Animals, Grand Funk Railroad, Procol Harum e Joe Cocker, entre outros grupos e artistas, além de outras influências do Blues como John Lee Hooker, Muddy Waters e Howlin’ Wolf. Tanto que uma das músicas em parceria com o Lemisnki era um blues com letra em inglês, chamado “Bye Bye Baby Blue”, alguns anos antes de surgirem Celso Blues Boy, André Christovam, Blues Etílicos e Nuno Mindelis, entre outros, na cena bluesy brasileira. Curioso, não é? (rs)

2112. Você tem um estilo que explora um timbre grave e pesado do que a maioria dos baixistas, o que muito me lembra o trabalho do Jack Bruce, John Entwistle e mais recente Steve Harris do Iron Maiden. Quem mais o influenciou?

Carlão Gaertner. Minha primeira referência depois que comecei o tocar em bandas foi Paul McCartney, com o boom inicial da Beatlemania. Em seguida me liguei no Bill Wyman, dos Stones, pelo seu estilo mais contido, mas com muita personalidade, apesar do som do baixo ser sempre meio enrustido nas mixagens iniciais das músicas dos Stones, onde as guitarras sempre tiveram mais destaques. Depois de um tempo levei uma porrada na cabeça quando escutei pela primeira vez “My Generation”, do The Who, com o som e o famoso solo do baixo de John Entwistle, que considero o Marco Zero do baixo no Rock, mostrando com todas as notas que o baixo não era um simples instrumento de acompanhamento numa banda. Logo depois o Jack Bruce, no Cream, expandiu também os limites desse instrumento, com os naipes de baixo e guitarra com Eric Clapton, e suas improvisações juntas nos temas mais bluesies. Esses dois baixistas, essencialmente, trouxeram o baixo para a linha de frente do Rock, ampliando significativamente o espaço do baixo no Rock e na maioria das bandas, no Blues e até em outros gêneros como o Jazz, Reggae, Soul Music etc. Além dos baixistas já citados, sempre curti o Jack Casady, do Jefferson Airplane, e Nick St. Nicholas, da primeira formação do Steppenwolf, banda que surgiu com todos os instrumentos na cara em suas mixagens: guitarras, bateria e teclados e o baixo com um som super grave e pesadão, com o qual me identifiquei no ato e que é o que eu pratico até hoje. Na época d’A Chave eu tocava com uma caixa super grave de P.A., com falante JBL de 300 Watts e 18 polegadas, em paralelo com as duas caixas de 4X12” de meu Marshall Major de 200 Watts, que foi o som mais pesado que já toquei. Eu comprei essa caixa na Transasom, na época em que compramos na empresa parte do equipamento importado d’A Chave. O Eduardo, dono da empresa, achou que eu estava louco por querer usar essa caixa no baixo, que era a maior caixa de grave de P.A. que a Transasom usava na época (era quase do tamanho de uma geladeira de pequeno porte). Quando o nosso equipamento chegou de São Paulo na chácara em que iríamos ensaiar – que eu já comentei - e eu liguei o Marshall pela primeira vez com essa caixa junto com as duas do amplificador, eu vi que tinha absoluta razão no meu desejo e que o som de baixo que eu sonhava tinha virado realidade. Uma porrada super grave e pesada, com o maior vento saindo de todos os falantes. Um verdadeiro tornado sonoro (kakakakaka).

Bartenders (Anos 90)
2112. Jack Bruce e o próprio John Entwistle já disseram em entrevistas que os estilos deles foram desenvolvidos em função do som alto de suas bandas. Com você também foi assim?

Carlão Gaertner. Sim, eu sempre gostei e curti tocar baixo alto, muito alto. Lógico, que sem querer aparecer e prejudicar ou encobrir os demais instrumentos das bandas em que toquei. No Beat Group, em Porto Alegre, já era assim, guardando as limitações do equipamento na época. No período da última formação d’A Chave, com nosso equipamento importado – meu Marshall e mais dois Twins Reverb, da Fender, para guitarras; meu baixo Fender Precision 1974, uma Gibson Les Paul Golden Top (solo) e uma Fender Stratocaster (base); e uma bateria Ludwig, modelo Octaplus, com dois bumbos de 24 polegadas oito tons-tons, caixa metálica alta, pratos Zildjian e Paiste; uma mesa de mixagem Peavy de 9 canais + potências valvuladas e caixas de retorno, e quatro caixas Altec de P.A. (duas de graves, e duas de médios e agudos com cornetas) e 12 microfones Shure para vocais e captação de todo o instrumental – a banda tocava com o volume no talo e produzia um som ‘hard rock’ e pesadão, puxado pelo vozeirão do Ivo com todos os seus recursos vocais, do agudo falsete para a voz natural e indo até a voz rouca e gutural. Na minha opinião, o Ivo Rodrigues foi um dos maiores vocalistas do Rock Nacional, principalmente, no Rock dos Anos 70.

2112. Soube que você é fã de Bill Wyman... Confesso que sempre admirei sua discrição no palco e seu trabalho que nunca teve o merecido reconhecimento da crítica e dos próprios fãs dos Stones. Você acompanha a carreira solo dele? 

Carlão Gaertner. Sim, tenho os LPs de sua carreira solo, e quase todos os CDs do Bill Wyman & The Rhythm Kings: “Struttin’ Our Stuff”, que eu adoro, “Grooving”, “Anyway The Wind Blows”, “Double Bill”, também muito legal, entre outros.

2112. Vocês chegaram a gravar um single contendo Buraco no coração e Me provoque pra ver. Você poderia contar um pouco sobre as gravações?

Carlão Gaertner. Como já comentei anteriormente, fomos convidados no início de 1977 pelo Eduardo Araújo para gravar duas músicas, quando ele soube no Festival Camburock, ao se encontrar conosco, que A Chave nunca tinha gravado, e que ele mesmo produziria o compacto simples. Em abril do mesmo ano, num domingo pela manhã, chegamos os quatro de ônibus em São Paulo, levando as guitarras, baixo e a caixa e pratos da bateria – o restante tinha no estúdio – e fomos para o Estúdio Templo, do Eduardo Araújo, onde logo depois chegou o Manito com seu sax. Quando o Eduardo chegou, passamos as músicas com o Manito, enquanto ele equalizava a mesa de mixagem para a captação e começamos a gravar. Fizemos as bases, e depois o Paulinho e o Manito gravaram os solos; e, finalmente, o Ivo e o Paulinho gravaram os vocais. Após a gravação das duas músicas, já partimos para a mixagem e, à noitinha, o trabalho estava pronto e finalizado. Voltamos na mesma noite para Curitiba, e depois o Eduardo Araújo terminou a masterização e os acertos com a GTA – Gravações Tupi Associadas, para o lançamento do compacto, que ocorreu alguns meses depois. O Eduardo foi gente finíssima e um tremendo parceiro, por fazer todo esse trabalho para A Chave sem cobrar um tostão, num gesto de pura gentileza e amizade; assim como o Manito, que participou como convidado graciosamente, tanto no disco, como no show de lançamento, em Curitiba. Duas figuras especiais, singulares e inesquecíveis na saga d’A Chave.

2112. Hoje esse trabalho é uma verdadeira raridade entre os fãs da banda e dos roqueiros em geral. Vocês nunca pensaram em relançar este material mesmo que em edição limitada?

Carlão Gaertner. É muito difícil, pois já faz mais de 40 anos. A GTA não existe mais, e não sei se o Eduardo Araújo, depois de tanto tempo, ainda teria pelo menos uma cópia da fita master mixada e masterizada. Para usar o próprio compacto como fonte, acho que o resultado não seria igual ao original e talvez não ficasse com a mesma qualidade. Às vezes, na vida, é melhor deixar certas coisas como especiais, como raridades, para que não percam seu sabor original, em vez de as transformar em simples mercadoria, sem a mesma magia. Não sou contra, mas só seria a favor de um relançamento do nosso disquinho – que ainda tenho uma única cópia – se fosse para fazer a coisa toda da forma certa, profissional e com a qualidade original.

A Chave
2112. Não consigo entender como uma banda maravilhosa como vocês, com sucesso nos shows que faziam não conseguiu gravar ao menos um LP completo. O single não obteve o sucesso que a gravadora esperava?      

Carlão Gaertner. O single teve sucesso no seu nicho regional, ou seja, Curitiba, e parte do Paraná. Por outro lado, a GTA era somente um selo do Grupo Tupi de Televisão, e não era muito presente no mercado fonográfico em geral. Atuava mais com as produções do próprio grupo, trilhas sonoras de novelas etc; e não tinha na época intenção de investir numa banda de rock  de fora do eixo Rio-São Paulo, que tinha acabado de gravar apenas seu primeiro compacto simples. A tiragem foi limitada e, principalmente, direcionada ao nosso mercado local, sem um trabalho de distribuição nacional. O compacto simples acabou sendo o que continua representando até hoje: um breve registro do trabalho autoral d’A Chave, que quando foi dissolvida, em maio de 1979, tinha músicas próprias para gravar pelo menos três ou quatro LPs. Quanto ao fato de nunca termos gravado um LP, mesmo depois de termos tocado em grandes shows e festivais com todas as principais bandas de rock do Brasil nos Anos 70 - Mutantes, Secos & Molhados, Made In Brazil, O Terço, Rita Lee & Tutti Frutti, Som Nosso, Casa das Máquinas e Joelho de Porco, entre outras; e até feito o show de abertura de Bill Haley & His Comets, no Teatro Guairão, em Curitiba, para mais de 2 mil pessoas – A Chave chegou perto de conseguir este feito duas vezes. A primeira foi depois que abrimos os dois shows da turnê do show “Entradas e Bandeiras”, de Rita Lee & Tutti Frutti, quando a Mônica Lisboa, empresária da Rita e do grupo, nos disse que iria fazer um contato com a Som Livre, gravadora da Rita, e propor para gravarmos um LP pela gravadora. Nessa época, A Chave estava morando em São Paulo há mais de seis meses, e veio especialmente a Curitiba só para tocar nos dois shows com a Rita Lee. Nesse período em São Paulo, ainda sem tocar naquela cidade, nós deixamos de fazer alguns pagamentos do empréstimo junto a C.R. Almeida e, quando o segundo show acabou, na manhã do dia seguinte um oficial de justiça, junto com advogados da empreiteira, confiscaram a nossa parte da renda do show e o nosso equipamento, já que éramos os fiéis depositários, em função do contrato de garantia e aval que assinamos junto à empresa, e carregaram todo o equipamento para um depósito da C.R. Almeida. Sem grana e sem o equipamento, acabamos ficando em Curitiba, e só voltamos a São Paulo para buscar o restante das nossas coisas pessoais que tinham ficado onde morávamos na Pauliceia. O equipamento ficou preso por mais de seis meses, até que eu e o Orlando, com duas participações d’A Chave, realizamos e aprovamos um projeto com cinco grandes eventos junto à Fundação Cultural de Curitiba, com uma verba de CR$ 150 mil ccruzeiros para A Chave, e que seria destinada integralmente para a C.R. Almeida, através de um compromisso de anuência, firmado pela empresa no contrato assinado entre A Chave e a FCC, se ela concordasse, para o resgate do equipamento. Voltamos a nos reunir com a diretoria da C.R. Almeida e informamos que tínhamos conseguido essa verba junto à Fundação Cultural de Curitiba, e que era tudo que tínhamos para saldar nosso compromisso. Só que três anos depois, apesar do montante que A Chave já tínha pago, os CR$ 200 mil do empréstimo inicial, computados os juros bancários entre os vários períodos que deixamos de fazer pagamentos, levou a nossa dívida para perto de CR$ 400 mil, quase o dobro. E nós estávamos propondo à empresa apenas CR$ 150 mil para quitar toda a dívida. Após mais de meia hora de reunião, com questionamentos por parte dos diretores e advogados da empresa, e eu e o Orlando explicando a nossa situação e que nunca usamos de má fé quando deixamos de pagar durante certos períodos, e que usamos, algumas vezes, o pouco de renda que conseguíamos para nos manter e seguir em frente, buscando novas e melhores oportunidades. Ou seja, praticamente, além do equipamento que estava naquele momento confiscado, cada um de nós não tinha nenhum bem pessoal, nem dinheiro no bolso, e só tínhamos praticamente as nossas roupas e mais nada. Tinha chegado a hora do pegar ou largar, tanto para nós como para a empresa. Então, no meio daquela discussão toda, o Henrique Almeida levantou mais uma vez, olhou para o Cecílio, seu irmão mais velho e presidente da empresa, e disse: - “Cecílio, vamos acabar com esta história, que já está se arrastando há muito mais tempo do que era pra ser. Nós não entendemos nada de rock, e não sei se vamos conseguir vender esse equipamento por mais do que ele estão nos oferecendo, apesar de que vale muito mais. Nós vamos perder o valor dos juros, mas pelo menos recuperaremos quase a totalidade do capital investido, levando em conta o que eles já pagaram. E assim, deixamos esses rapazes continuarem o seu trabalho, pois já conheço bem eles, e sei que eles não foram desonestos nem usaram de má fé conosco. Como diretor, coloco essa minha proposta em votação, e vou concordar com seu resultado, seja ele positivo ou negativo”. Então, o Cecílio, o poderoso chefão, que ficou o tempo todo escutando o seu irmão sem interromper, levantou-se também, olhou para nós e disse: - “Voltem à Fundação Cultural e peçam para ela redigir o contrato, com a cláusula de anuência, informando a eles que nós aceitamos a proposta de vocês”. Depois de agradecermos a todos mais uma vez pela compreensão e apoio, nós dois saímos da empresa com a sensação que tínhamos saltado do Inferno direto para o Paraíso. Só que, depois de todos esses meses parada, a intenção anterior da Mônica Lisboa para com A Chave já não existia mais. Mas, pelo menos, retomamos todo nosso equipamento e o mais importante, totalmente quitado.
A segunda oportunidade d’A Chave gravar o seu tão sonhado LP foi com o André Midani, na Warner, no Rio de Janeiro, onde eu e o Orlando tivemos uma reunião com ele na sede da gravadora, para um entendimento inicial. Mas o acerto acabou não se concretizando, pois nosso encontro foi um pouco antes da onda da discoteca explodir no Brasil, com a novela “Dancin’ Days”, e o rock entrou numa maré baixa em nosso país, e a gravadora do Midani resolveu investir nesse novo segmento de mercado, junto com o ‘rap’ negro americano que estava tomando conta do mercado fonográfico naquele país. E assim o sonho d’A Chave de gravar seu primeiro LP dançou novamente no embalo da discoteca. Mas, não fomos os únicos atingidos. Pois, naquele período dos Anos 70, também a maioria das bandas de rock se dissolveram ou passaram a atuar num nicho de mercado bem mais restrito, pois o público que antes curtia os shows de rock passou a ser então a estrela nas pistas de dança. Fim do capítulo.

2112. É engraçado que foi preciso um fã produzir um “bootleg” com a gravação das músicas de um show de vocês junto com as duas músicas do single como bônus, para que nós tivéssemos acesso ao trabalho da banda? Como foi essa história?

Carlão Gaertner. Em 2004, dois amigos nossos da loja de discos Vinil Club, deram de presente para o Ivo Rodrigues, ex-vocalista d’A Chave, e que era membro do Blindagem, um CD pirata da nossa banda, intitulado “De Ponta Cabeça”. Eles disseram que acharam o CD numa feira de discos de vinil, em São Paulo, e que compraram algumas cópias. O CD, além das principais músicas do show com o mesmo nome do disco, e as duas músicas do compacto como “bonus tracks”, tinha sido produzido com uma capa/encarte impressa em frente e verso com quatro lâminas dobradas e oito páginas, com um breve histórico e fotos da banda; no próprio CD foi impresso a reprodução de um dos lados de nosso compacto simples, o lado da música “Buraco no Coração”, exatamente igual ao original. E o CD com a capa plástica ainda vinha encartado num envelope de papelão, onde tinha uma chave impressa em serigrafia. Um dia, de repente, o Paulinho, ex-guitarrista d’A Chave e que também tocava com o Ivo no Blindagem, me ligou e contou essa história sobre o CD pirata da banda, e que o disco estava com ele na produtora Soft Vídeo, onde ele trabalhava no setor de áudio. Liguei para o Orlando e fomos os dois encontrar com o Paulinho para ouvir o disco e conhecer o referido CD. Ficamos os três completamente surpresos e alucinados com o achado, principalmente, porque o CD era então um registro concreto e real do trabalho musical autoral que realizamos, vinte e cinco anos depois da dissolução d’A Chave. Nessa época, eu estava começando a produção para realizar uma festa/show, intitulada “Carlão & Os Amigos do Blues”, em comemoração ao Aniversário de 7 Anos do programa 91 Radio Blues, que eu produzia e apresentava na FM 91 Radio Rock, em veiculação semanal, e que teria a participação da minha banda Bartenders e de mais de 30 músicos da cena Rock e Blues de Curitiba, em diversas formações na programação do evento. Então, nesse encontro com o Paulinho e o Orlando para conhecer e ouvir o CD “De Ponta Cabeça” pela primeira vez, eu tive um ‘insight’ e convidei os dois para fazermos um revival d’A Chave com sua formação original na festa, e que também produziríamos uma edição pirata e limitada do nosso CD pirata, realizando assim o ‘cd pirata do pirata’, para ser lançado e vendido na festa. Os dois acharam que eu estava ficando louco ao propor esse revival 25 anos depois, sem contar que ainda dependeria da aceitação do Ivo em participar. Mas, no final, todo mundo ficou empolgado com aquela oportunidade d’A Chave voltar a tocar com todos os seus membros novamente ao vivo, e num show profissional e com toda a estrutura técnica em relação a equipamento musical, de luz, telões e que seria filmado pela produtora de vídeos Cromamix, com a qual eu já tinha acertado uma permuta para a produção e edição de um DVD sobre a festa, em troca de serviços de assessoria de imprensa que eu prestaria para a empresa, como jornalista, através da minha empresa Solarpress Comunicação e Marketing. Ligamos em seguida da própria Soft Vídeo para o Ivo, explicamos toda a ideia que tivemos e que nós três já tínhamos concordado, e o Ivo também aceitou a proposta. A festa foi um tremendo sucesso, com o Via Rebouças, casa de shows onde foi realizada, totalmente lotado. Além disso, a maior parte da edição limitada do CD que produzimos, exatamente igual ao CD pirata original, foi vendida na festa e os poucos exemplares restantes foram vendidos em seguida para amigos e fãs da banda, na loja Vinil Club. Nesse projeto pirata tivemos o apoio da Marcinha Teixeira, mulher do guitarrista Paulinho, que cuidou da maior parte do processo da pirataria (rs). Sucesso total.
A Chave (2004)
2112. Pelo que eu sei foi o primeiro caso que uma banda se apoderou de um produto ilegal para o lançar de modo legal. Você conhece algum caso parecido na história do rock?

Carlão Gaertner. Exatamente igual ao caso que comentei sobre o CD ‘pirata do pirata’ d’A Chave, quando a própria banda produz um CD pirata, de forma independente e pessoal, exatamente igual ao CD pirata que descobriu com o seu trabalho autoral depois de muitos anos de sua dissolução, eu desconheço. Acho que A Chave foi a primeira e precursora desse tipo de ‘pirataria’ (rs). Tem também o caso de alguns ‘bootlegs’ do Bob Dylan, que após ele tomar conhecimento, ouvi-los e achar muito bom o resultado da pirataria, resolveu relançá-los oficialmente, só que através de suas gravadoras, e não como uma iniciativa totalmente produzida por ele mesmo. Acho que os Stones também fizeram isso, assim como os Beatles e outras bandas. Mas, a forma como foi realizado o d’A Chave, numa iniciativa dos próprios membros da banda, sem interesses financeiros e apostando tudo no trabalho musical e artístico que realizou, acho que é um caso único e pioneiro. Aliás, essa é uma característica marcante e registrada d’A Chave ao longo de toda a sua carreira: sempre ter uma ‘chave mestra’ em mãos para abrir pela primeira vez as novas portas que iam surgindo e descobrir e mostrar para seu público e para os músicos das novas gerações os novos caminhos de sua jornada visceral, artística e musical.

2112. Podemos afirmar que nem todo pirata é um bandido... esse, pelo menos, fez um belo trabalho cultural, não é? 

Carlão Gaertner. Nos mares navegados pelos corsários do Rock, existem os piratas bons que compartilham generosamente os seus tesouros e raridades, sem outros interesses a não ser se divertir e distribuir alegria para as outras pessoas, piratas ou não; e têm os piratas realmente maus, que saqueiam e exploram os tesouros e raridades dos outros, em benefício próprio e sem compartilhar nada. A pessoa que produziu e pirateou as músicas d’A Chave, lançando o CD “De Ponta Cabeça”, na real prestou um grande favor à banda e aos seus membros, criando um registro com bastante qualidade – levando em conta que foi produzido a partir da gravação doméstica de um ensaio da banda, totalmente microfonada na sua mesa de mixagem Peavy, onde foi plugado na saída da mesa os dois canais de um gravador Akai de fita de rolo em paralelo, com o som em mono, que era a única opção possível. Em contrapartida, A Chave pirateou o CD pirata original e compartilhou a edição limitada que produziu com os amigos e fãs da banda, vendendo o CD por um preço super acessível, somente para recuperar o investimento feito em sua produção e fabricação. Por isso, tanto o pirata original assim como a d’A Chave, eu considero que são bons piratas. E todos que desfrutaram dessas piratarias ficaram felizes e curtem assim o som d”A Chave para sempre, preenchendo o vazio e a lacuna que a banda deixou quando acabou, por nunca ter gravado um LP. Acho que foi um final feliz para todos os envolvidos, direta ou indiretamente. Rock na veia e nos velhos, com A Chave girando mais uma vez na fechadura (rs).
Bartenders: Ricardo Moura, Carlos Almeida, Johnny Tequila e Carlão Gaertner
2112. Eu conheço um outro bootleg de vocês com um show gravado em 1975 no Ginásio de Esportes do Moringão, em Londrina. O som é até audível... um verdadeiro barato e que se não fosse um fã da banda estaria perdido em algum porão empoeirado...

Carlão Gaertner. Esse outro com a gravação do show que fizemos em Londrina, tem uma qualidade sonora um pouco inferior ao “De Ponta Cabeça”. Mas, por outro lado, tem um diferencial único: ele capta a energia e o lado visceral d’A Chave ao vivo, em cima do palco e na frente de seu público. Esse clima é totalmente diferente da banda tocando num ensaio, apesar de que sempre ensaiamos no mesmo pique como se estivéssemos tocando ao vivo e em público. Mas, sempre existem diferenças e os momentos especiais de um show, na hora em que rola uma empatia e interação forte entre os músicos e o público, criando no espaço a magia e a alegria contagiante do Rock.

2112. Vocês encerraram carreira em 1979... O que realmente motivou o fim da banda?

Carlão Gaertner. Esse é um dos capítulos mais longos da trajetória d’A Chave, que comentarei a seguir, detalhando em pormenores e com informações inéditas o que aconteceu na reta final da existência da banda. Em 1978, depois que retomamos nosso equipamento e em plena fase da discoteca no cenário musical, A Chave já não tocava tanto como antes. Chegamos a fazer um show no Palácio de Cristal do Circulo Militar, chamado Rock And Roll Circus Discoteque, com a participação do guitarrista Pisca, da banda Casa das Máquinas - que era muito meu amigo e que sempre vinha para Curitiba para curtirmos juntos - tentando juntar no mesmo local o público de Rock e o da ‘disco music’. Mas o resultado foi insatisfatório em termos de público e financeiro. Agora imagine, que no mesmo local, A Chave já tinha tocado com o espaço totalmente lotado (capacidade de +/- 5.000 pessoas) nos shows junto com o Secos & Molhados, Made In Brazil, Rita Lee & Tutti Frutti, e no seu show de lançamento do compacto simples, que teve a participação do Manito. Em pouco mais de um ano a realidade do mercado mudou totalmente e o Rock foi para o fim da fila e perdeu quase que completamente o seu público nos poucos shows ao vivo que ainda eram promovidos. Nesse período, eu e o Orlando tivemos um desentendimento com o Ivo, e ele acabou saindo da banda. Nós dois, juntos com o guitarrista Paulinho, continuamos a ensaiar e a compor com a formação de trio e, em menos de dois meses, criamos novas músicas para um show completo com músicas inéditas, que iríamos chamar de “Socorro! Socorro!”, quando fosse apresentado, e que também era o nome de uma das músicas. Um dia, o Paulinho encontrou com o Ivo sem querer na cidade, e comentou com ele que nós três tínhamos criado um novo show, totalmente com músicas inéditas e convidou ele para assistir um ensaio. O Ivo ficou meio relutante, mas acabou aceitando o convite, e apareceu no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, que cedeu uma sala no local para ensaiarmos. Depois que tocamos todas as novas músicas do show que montamos para o Ivo, ele fez uma cara meio engraçada, expressando um misto de arrependimento e felicidade, e perguntou para nós três se podia voltar a cantar e tocar na banda. Nós três respondemos que sim, e ele começou a ensaiar as novas músicas conosco e ainda fizemos nós quatro mais duas ou três novas, antes de estrear o show no pequeno auditório de Teatro Universitário, numa temporada de uma semana, com sessões duplas na sexta e no sábado. Apesar de só ter cento e cincoenta lugares no teatro, a temporada teve um público razoável, mas não lotou o espaço em nenhuma das noites. A barra estava pesada e desanimadora naquele momento para quem tocava rock – e não só aqui em Curitiba. Mesmo com esse triste cenário, o show “Socorro! Socorro1” mostrou A Chave na melhor forma e performance de sua carreira, com um som mais pesado ainda e um‘set list’ muito legal, e com ótimas e bem elaboradas músicas no programa. Estava parecendo ‘a crônica de um final anunciado’, parodiando o título de um dos livros do famoso escritor Gabriel Garcia Márquez.
No final daquele mesmo ano (1978), eu e o Orlando voltamos a ser contratados pelo nosso amigo Emery, proprietário da discoteca Gledson Disco Laser, na praia de Camboriu, em Santa Catarina, para fazer novamente a promoção e a divulgação da casa na temporada de verão 1978/79, depois de termos trabalhado no local na temporada anterior. Já conhecíamos o Emery desde 1977, quando ele organizou e realizou o Festival Camburock, onde A Chave tocou junto com outras bandas e artistas de rock dos Anos 70, que já comentei. Perto do final da temporada foi apresentado no pavilhão de feiras do balneário um espetáculo multimídia, chamado “Welcome Back Beatles”, que um produtor americano, Norman Harris, estava começando a exibir no Brasil. Mal divulgado, teve muito pouco público. No final da apresentação conhecemos o Norman e ele nos informou que iria para Porto Alegre e depois para Curitiba, antes de seguir para São Paulo e Rio de Janeiro. Nós comentamos com ele que tínhamos uma banda, que também promovíamos espetáculos e shows e que, no momento, estávamos fazendo a promoção da Gledson Disco Laser, principal casa noturna de Camboriu, onde A Chave também se apresentava em fins de semana alternados. Daí ele convidou nós dois para fazermos a promoção e divulgação de seu espetáculo em Curitiba.
Quando terminou a temporada na praia, eu e o Orlando voltamos a Curitiba e começamos a trabalhar com a produção do “Welcome Back Beatles”. Acertamos uma data no Auditório Bento Munhoz da Rocha, o Guairão, principal auditório da Fundação Teatro Guaíra, com capacidade para 2.173 pessoas, onde seriam realizadas duas sessões do espetáculo. Assim que os ingressos foram colocados à venda, rapidamente esgotou a venda para essas sessões, e então acertamos com a FTG a realização de mais duas sessões, totalizando quatro sessões corridas, que venderam todos os ingressos.  Norman Harris ficou deslumbrado e super animado com o resultado e, quando fomos fazer os acertos financeiros no hotel onde ele estava hospedado após os espetáculos, ele voltou a nos convidar para continuar fazendo a promoção do espetáculo na temporada de uma semana em São Paulo num teatro da capital paulista que já estava contratado, mais um mês de exibição em cidades do interior de São Paulo, e mais uma semana no Rio de Janeiro, sede da empresa brasileira associada ao Norman nesse projeto. O sucesso repetiu-se em São Paulo, onde ampliamos para duas semanas de exibição; depois, durante um mês, percorremos mais cinco cidades do interior do Estado de São Paulo com o espetáculo; em seguida, estreamos a nova temporada no Rio de Janeiro, no Teatro Tereza Raquel, também com o teatro lotado. Na metade da primeira semana, o cineasta Ipopjuca Pontes, marido de Tereza Raquel e administrador do teatro, conversou conosco e disse que poderíamos programar mais uma semana de apresentações, pelo sucesso que o espetáculo estava conseguindo e baseado na sua experiência na referida área. Aceitamos a sugestão e antes de acabar a primeira semana, consegui com o Jornal Hoje, da Rede Globo, na época apresentado e coordenado por Leda Nagle, a filmagem do espetáculo pela equipe do telejornal, que foi veiculada numa matéria especial na edição de sábado do JH daquela semana, além de toda a penetração que também conseguímos em jornais, rádios e outras emissoras de TV da imprensa carioca. Moral da história: acabamos ficando quatro semanas exibindo o espetáculo no Teatro Tereza Raquel, sempre lotado, e todo mundo envolvid ficou muito feliz e gratificado: Norman Harris e seus sócios, eu e o Orlando – que ganhamos uma boa grana em toda a turnê do espetáculo, já que além da remuneração tínhamos todas as nossas despesas pessoais – hospedagem, alimentação e transporte pagas – e os proprietários do teatro, Tereza Raquel e Ipojuca Pontes.
Agora vem a parte interessante e especial dessa temporada carioca. Eu e Orlando chegamos no Rio de Janeiro, junto com os dois outros membros da equipe – o motorista da Kombi, que carregava o equipamento do show e também era o montador e operador do sistema multiidia do espetáculo, e nosso técnico e operador de som d’A Chave, o Godoy, que operava o nosso P.A. (mesa de mixagem Peavy e as caixas Altec, com falantes JBL), que também tínhamos alugado para toda a excursão depois de Curitiba. E que era mais uma fonte de renda para nós. Assim que começamos a divulgação, percorrendo os veículos de imprensa, vi na programação cultural de um jornal que tinha uma banda chamada Aero Blues tocando na boate Appalloosa, na Rua Barta Ribeiro. Numa quarta-feira à noite eu o orlando fomo conhecer o local e assistir a banda, que foi quando assisti pela primeira vez o Celso Blues Boy tocar guitarra, ao de Renato Ladeira (teclados), Marcelo Sussekind (no baixo, que fez parte d’A Bolha, assim como Renato Ladeira) e Geraldo D'arbilly (bateria), que também era o proprietário da Boate Appalloosa. Durante os primeiros dias e durante toda a temporada de um mês do “Welcome Back Beatles” no Rio, viramos frequentadores quase diários da casa de blues. Depois de assistir três apresentações do Aero Blues seguidas, na noite de sexta-feira, quando a banda fez seu primeiro intervalo, fomos conversar com o Celso Blues Boy pela primeira vez e nós apresenamos, dizendo que éramos o baixista e o baterista da banda A Chave, de Curitiba, que já tínhamos realizados três shows com músicas próprias – “De Ponta Cabeça”, “Vai à Luta” e “Socorro! Socorro!” e que também já tínhamos tocado com as principais bandas de rock nacional dos Anos 70. Falamos também que curtimos muito o som da banda dele, ali no Appalloosa, e que também adorávamos Blues. O Celso comentou que já tinha ouvido falar d’A Chave na Revista Pop e Música, e em algumas notas que sairam na coluna do Nelson Motta, no Jornal O Globo. Acabamos ficando amigos. Quando voltei várias vezes à Appalloosa na segunda semana e nas seguintes, sempre ficava conversando com o Celso nos intervalos e depois um tempo depois começamos a sair juntos após as apresentações dele pela madrugada carioca, principalmente, para jogar sinuca num ‘snooker’ famoso na época, onde o guitarrista Toninho Horta, amigo do Celso, jogava às vezes conosco, além de outras figuras conhecidas, e viramos parceiros e amigos inseparáveis durante aquele mês e meio que fiquei morando no Rio. Faltando uns 10 dias para o final da temporada no Teatro Tereza Raquel, e à nossa volta a Curitiba, uma noite eu perguntei à queima-roupa para o Celso se ele não gostaria de ir para Curitiba conosco e fazer parte d’A Chave. Ele ficou meio surpreso na hora e continuamos a discutir o assunto nos dias seguintes. Eu enfatizei que com a entrada dele na banda – com todo o trabalho autoral que já tínhamos composto e com um tremendo equipamento todo importado e mais as músicas dele – seríamos uma puta banda de Rock e de Blues, com uma ponte entre Curitiba/Rio de Janeiro, e que também poderíamos tomar de assalto a cena musical de São Paulo, onde também já éramos conhecidos. Depois de todos essas conversas e projeções futuras, o Celso aceitou nossa proposta e deixou o Rio com malas e equipamento (guitarra e amplificador) comigo e o Orlando, quando retornamos alguns dias depois para Curitiba. Assim que chegamos, nos reunimos com o Ivo e o Paulinho, os outros dois membros d’A Chave – pois ficamos fora de Curitiba por mais de três meses - apresentamos o Celso e comunicamos que ele veio conosco para tocar na banda. E que começaríamos a ensaiar com ele em seguida. Depois de uma semana de ensaios, o Ivo, sem maiores explicações, nos informou que não estava a fim de continuar conosco e que estava saindo da banda, e não quis entrar em maiores detalhes. Foi um tremendo choque para mim e o Orlando, e o Celso ficou sem entender nada. Mais tarde fiquei sabendo que ele ficou meio enciumado de dividir o vocal principal em algumas músicas com o Celso, que também cantava muito bem, e por o Paulinho também ter que dividir os solos com outro guitarrista, já que o Ivo e o Paulinho tinham também uma relação muto forte fora da banda, onde tocaram e cantaram juntos por muitos anos (guitarras e vocal principal e backing). Logo depois ele entrou para o Blindagem, que foi uma coisa que já estava meio armada durante o período que ficamos fora da cidade. Continuamos ensaiando com o Paulinho e para nossa surpresa, depois de uma semana, quando a banda já estava tirando um puta som com duas guitarras fazendo solos e bases alternandas entre si, o Paulinho nos informou que também iria sair d’A Chave, e que iria continuar tocando com o Ivo no Blindagem. Curto circuito total e o começo do fim d’A Chave com sua formação clássica. Sobramos só nós três: eu, o Orlando e o Celso, e resolvemos continuar A Chave como um trio. Durante o período de três meses que o  Celso ficou morando na casa da minha família em Curitiba – onde eu morava com minha mãe (viúva), minha irmã e meu irmão casado com um filho pequeno – eu fiquei pagando um salário mensal do meu próprio bolso para o Celso com a grana que tinha ganho trabalhando no “Welcome Back Beatles”. Só que apesar do som da banda estar ficando muito bom com a formação de trio, as perspectivas de começar a atuar ao vivo e começar a gerar renda ainda estavam distantes e, depois destes três meses a barra financeira pesou e, de comum acordo com o Celso, chegamos a conclusão que nosso projeto juntos estava ficando inviável e que era melhor ele voltar para o Rio, com o que ele concordou, pois também já estava começando a se sentir como um fardo perante aquela situação. Esse fato é praticamente inédito e muito pouca gente sabe que durante três meses, Celso Blues Boy fez parte d’A Chave, mesmo nunca tendo se apresentado em público com a banda. Um capítulo antológico e praticamente desconhecido na cena rock e bluesy brasileira dos Anos 70. Continuei sendo um grande amigo do Celso Blues Boy até o final de sua vida, e anos depois ele tocou várias vezes junto com a minha banda Bartenders em festivais de blues e outros shows aqui Curitiba, sempre que vinha para a cidade.
Mestres Bass: Oswaldo (Made In Brazil) & Carlão 
2112. Depois do fim da banda você formou A Pedra que tocou bastante no circuito de bares de Londrina e região. Você fugiu do esquema continuação do som da Chave? Que tipo de som vocês faziam?    

Carlão Gaertner. A Pedra teve três formações ao longo de sua existência, de 1982 a 1986, com pequenos intervalos entre uma e outra. O embrião da banda começou comigo e com o guitarrista Gilan Campos, depois de nós dois tirarmos praticamente todo o repertório de rock internacional inicial e compor algumas músicas juntos, antes de convidarmos nosso amigo Alves para ser o vocalista. Ainda não tínhamos baterista e, finalmente, acabamos convidando um outro conhecido, cujo apelido era Negrinho, por ser baixinho e escuro, que era um músico que tocava na noite, principalmente em boates onde as garotas pedem para você pagar uma Cuba Libre (rs). Depois de alguns ensaios no pequeno estúdio de uma banda amiga, chamada Os Vondas, estreamos finalmente no antigo e extinto bar Porto Velho, o primeiro bar de rock com música ao vivo de Curitiba, e passamos a ser uma das bandas fixas da casa. Um tempo depois o Negrinho saiu da banda, e convidamos outro baterista chamado Gerson, bem mais roqueiro que o anterior, e um outro amigo Cesar Reis que tocava teclados. Este quinteto foi a segunda formação d’A Pedra e até durou um tempo, tocando no circuito de bares em Curitiba, e em outras cidades do interior do Paraná, como Londrina e região e Ponta Grossa. Participamos também de um festival, chamado Castelo Eldorado, não me lembro se foi no interior do Paraná ou de Santa Catarina, onde também apresentou-se o Made In Brazil, Tony Osanah, Manito e outros grupos menos conhecidos. Quando essa formação de quinteto dissolveu-se, eu e o Gilan continuamos juntos e começamos a compor novas músicas próprias (letra e música) e também fizemos uma parceria com o jornalista e escritor Otavio Duarte, amigo nosso, que também fazia letras conosco quando os três se reuniam para criar novas músicas. Conhecemos um novo baterista, chamado Edson Teixeira, que já tinha tocado com algumas bandas caseiras e começamos os três a ensaiar o repertório internacional que já tocávamos e as nossas músicas autorais. Uma noite no Bar ZéBlue, mostrei para o Gilan e para o Edson um garotão que era o vocalista de uma banda de ‘blue grass’, chamada Capim Azul que estava tocando no local, cujo nome era Luiz Marcelo Bertoli de Mattos – que eu já tinha visto cantar num show de sua banda no Teatro Guaíra - e que tinha uma veia bluesy no seu estilo como cantor, além de cantar rock e country e ter uma presença bem elétrica e agitada em palco. Assim que a banda fez um intervalo, nós três cercamos o Luiz Marcelo, falamos a ele que éramos da banda A Pedra e que estávamos procurando um novo vocalista, e que tínhamos gostado muito dele cantando. Daí perguntamos se ele queria entrar para A Pedra. Ele ficou surpreso com o convite também à queima-roupa, e a princípio disse que cantava há mais de um ano no Capim Azul, junto com o Sandro, que era o guitarrista e também líder do quarteto, que ainda tinha um baixista e um baterista, e que seria uma sacanagem sair de repente do grupo. Falamos para ele que não precisava dar uma resposta imediata, que ele pensasse no convite e na oportunidade de cantar numa banda essencialmente de rock e com um trabalho autoral, junto com um repertório internacional diferenciado dos outros grupos locais. Finalmente, convidamos ele para assistir um ensaio sem compromisso e cantar algumas músicas conosco para sentir o clima. Uma semana depois, combinamos o encontro e ele apareceu no ensaio. Tocamos inicialmente algumas músicas nossas com o Gilan cantando, quando nas formações anteriores da banda ele só fazia ‘backing vocals’, por achar que sua voz não servia para ser a principal. Daí perguntamos ao Luiz Marcelo se ele cantava alguma coisa dos Stones, e de cara tocamos Honky Tonky Women e Jumpin’ Jack Flash com ele cantando o vocal principal. Após tocar essas duas músicas, a formação deu a maior liga no ato e a eletricidade do rock já estava circulando entre nós quatro. Então ele falou que gostava muito do The Doors e nós dissemos que tocávamos Roadhouse Blues. Começamos tocar o riff inicial da música, com aquela batida marcante de ritmo, e o Lulu – como começamos a chamá-lo depois que ele entrou para A Pedra – começou a improvisar com a voz, antes de iniciar cantar a letra da canção e recriou com seu estilo pessoal de cantar as improvisações vocais que o Jim Morrison fazia mais ou menos na metade da música na versão original, sem ser uma simples imitação, mas trazendo com sua vocalização a referência do vocalista do The Doors. No final dessa música, o Luiz Marcelo disse que queria entrar para a banda e só pediu o tempo para ele dar a notícia de sua saída ao Capim Azule e para o Sandro, e mais duas ou três semanas para terminar de cumprir os compromissos das apresentações já agendadas, para não deixar seus ex-companheiros na mão e numa roubada. E que nesse período nós poderíamos já começar a ensaiar nos dias que ele tivesse livres. Essa terceira e definitiva formação d’A Pedra como quarteto – Luiz Marcelo Bertoli de Mattos (vocalista), Gilan Campos (guitarra solo e base e ‘backing vocals’), Carlão Gaertner (baixo) e Edson Teixeira (bateria) – durou quase até o final de 1986. Além de continuar tocando no circuito de bares com música ao vivo, também produziu um show próprio no Teatro do Paiol, um show maior no Teatro Salvador de Ferrante, o Guairinha, da Fundação Teatro Guaíra, com a participação de músicos convidados – mais uma guitarra, teclados e violino. A Pedra também tocou num grande show de rock com atrações locais e nacionais, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, administrado na época pela Diretriz Empreendimentos, do meu amigo e empresário Carlos Jung, para quem também trabalhei na produção e organização do evento. Entre as atrações nacionais faziam parte da programação Os Titãs do Iê-Iê, com sua primeira formação e que fazia sucesso com Sonífera Ilha; Lobão & Os Ronaldos, João Penca & Miquinhos Amestrados, Radio Taxi, Leo Jaime e Duardo Dusek, que na ocasião estava fazendo também um tremendo sucesso. Essa foi a trajetória d’A Pedra, antes da dissolução da banda.

2112. Depois do fim da A Pedra você deixou de tocar por uns tempos e ficou trabalhando apenas com produção. Como foi esse período?      

Carlão Gaertner. Eu já trabalhava com produção e promoção artística desde o tempo d’A Chave, quando, principalmente, eu e o Orlando bolávamos os eventos e/ou projetos e buscávamos patrocínios para as realizações da banda. Durante parte da existência da Pedra e até um pouco depois, eu trabalhei também com o empresário artístico Neivo Beraldin, antes dele ingressar na Política como vereador em 1982, e depois até o início da segunda metade da década de 80. Junto com ele eu produzi shows em Curitiba e Santa Catarina de Roberto Carlos a Elis Regina, de Gilberto Gil a Belchior, do cantor Wando a Fafá de Belém, além de algumas atrações internacionais e um mega show com Os Menudos, no estádio do Coritiba Futebol Clube, no auge da fama do grupo.
Depois que parei de trabalhar com o Neivo Beraldin, comecei a trabalhar com meu amigo Helinho Pimentel, um dos diretores e também um dos proprietários da pioneira FM Estação Primeira, a primeira Rádio Rock de Curitiba, e que também atuava como promotora de shows, com a chancela promocional exclusiva da emissora, em seu segmento. Alguns dos principais shows internacionais que promovemos nessa parceria foram: Ian Anderson e Jethro Tull, Deep Purple, dois shows da Ian Gilan Band (quando ele ficou uns tempos fora do Deep Purple), o 1º Festival Internacional de Reggae, na Pedreira Paulo Leminski, com várias atrações da cena reggae, como The Wailers, Ziggy Marley, Black Uhuru, entre outras; e também a Charlie Watts Orchestra, no show “Ode For Charlie Parker”, além de shows com atrações nacionais. Num voo solo, substitui meu amigo Gabi – que saiu por motivos de saúde - na produção local do show do Paul McCartney, na Pedreira Paulo Leminski. Durante três dias praticamente morei no local e tive o prazer de apertar a mão do Paul, antes dele entrar para o seu camarim, que ficava sob o palco, quando ele chegou no espaço. Fui apresentado a ele pelo promotor nacional da turnê do Paul McCartney no Brasil, chamado Paulo Rosa. Enfim, conheci um Beatle e um dos membros dos Stones pessoalmente: Paul McCartney e Charlie Watts. Adorei.

2112. Quais bandas você produziu?

Carlão Gaertner. Eu só produzi as próprias bandas em que eu toquei, desde o Beat Group nos Anos 60, até atualmente os Bartenders, banda que participo como membro fundador e baixista desde 1991, depois de passar pelos Primatas, A Chave, A Pedra e, finalmente, fundar os Bartenders. No projeto que já comentei, que eu e o Orlando executamos para a Fundação Cultural de Curitiba para resgatar nosso equipamento, nos Anos 70, um dos eventos chamava-se “Nossa Gente Nova”, que contou com a participação de mais de 10 bandas de rock emergentes locais, que tiveram uma grande promoção e divulgação na imprensa, e que também tocaram no palco de um teatro pela primeira vez. O evento foi realizado no Teatro Universitário, uma das unidades da FCC. Mas foi mais um trabalho de apoio e de divulgação às novas bandas emergentes de Curitiba.
Carlão 
2112. Mesmo emergido no trabalho você não sentiu em algum momento saudades de tocar seu baixo?  

Carlão Gaertner. Durante o período em que fiquei sem tocar em banda – do final d’A Pedra ao início dos Bartenders (1986/91) – de vez em quando eu dava uma canja em bandas que conhecia e que tinham amigos como membros. Mas, só esporadicamente. Mas, durante esses anos, eu sempre senti saudades e vontade de voltar a tocar, até que isso voltou a acontecer novamente em meados de 1991.

2112. Em 1991 surgiu um convite para fazer um som com amigos e desse encontrou nasceu o Bartenders. Como foi essa história? 

Carlão Gaertner. Uma tarde, na locadora de vídeos do Renato Moura, que eu era associado, eu encontrei o jovem Ricardo Moura, irmão mais novo do Renato, que me conhecia d’A Chave. Fui com ele até uma sala nos fundos da locadora, e ele tocou para mim algumas músicas em seu violão Yamaha. Daí comentou que também tinha uma guitarra e que fazia um som de brincadeira com um baterista, nos finais de semana, no sótão da empresa de seu outro irmão mais velho. E me convidou para ir tocar com eles. Eu falei que ainda tinha o meu baixo Fender Precision, da época d’A Chave, mas que não tinha mais amplificador para tocar baixo, e que estava há alguns anos sem tocar. Ele me disse que no local onde ensaiavam também tinha um amplificador Palmer, que poderia ser usado no baixo. Duas semanas depois fui tocar com os dois e comecei a curtir a brincadeira. Aí comecei a passar para os dois músicas de rock e alguns blues que eu já tocava, além de algumas músicas d’A Chave e uma d’A Pedra, “Johnny Atmosfera”, da parceria com o guitarrista Gilan Campos, e que alguns anos depois gravamos no primeiro CD dos Bartenders, “Black Wiskey & Full Moon”. Depois do primeiro encontro, mandei o Ricardo dispensar a guitarra, já que a primeira corda Mi não afinava, pois sua tarraxa tinha quebrado e emperrado fora da afinação padrão do afinador eletrônico e soava estranho quando ele tocava naquela corda sem querer. Eu tinha um captador Dean Markley móvel, que comprei para o meu violão Gianinni, modelo Folk, que eu tinha desde 1979, e a partir dos próximos ensaios eu emprestei o captador para o Ricardo fazer base no seu violão Yamaha, e o som ficou muito melhor. Depois de quase três meses dessa brincadeira musical nos fins de semana, eu e o Ricardo encontramos o guitarrista Julio Afara num show internacional no Aeroanta Curitiba, que já não existe mais, e que era vidrado nos Stones. Perguntei a ele se estava tocando em alguma banda e ele respondeu que não, que só tocava em casa com sua Fender Stratocaster e um combo da Marshall. Falei para ele que estava tocando só pra curtir com o Ricardo e um baterista nos fins de semana e o convidei para ir fazer um som conosco, só por curtição. No fim semana seguinte o Julio apareceu com seu amp e a guitarra. Mostramos para ele as músicas que já estavam ensaiadas e começamos a tocar. O Julio também apresentou algumas músicas de seu repertório e algumas composições de sua autoria, que passaram a fazer parte do repertório. A entrada do Julio em nosso trio teve uma ligação instantânea e no final daquele primeiro ensaio parecia que já tocávamos juntos há muito tempo. Depois de uns dois meses em que nós quatro estávamos tocando juntos, fomos uma noite no bar El Potato, um dos principais bares de rock da cidade, e acabamos dando uma canja com os instrumentos e equipamento da banda The Elders, formada por músicos amigos nossos. Quando finalizamos a apresentação, depois de tocarmos umas seis músicas, o dono do bar veio falar conosco e nos convidou para tocar no local no fim de semana seguinte, já que o público tinha adorado nossa apresentação e o repertório. Nós falamos para ele que não éramos uma banda, e que só tocávamos juntos por curtição e prazer. Nem nome o nosso quarteto tinha. Ele retrucou para escolhermos um nome, que no início da semana seguinte ele entraria em contato para saber o nome e colocar no material gráfico de divulgação do bar: folhetos, posters e mural interno, assim como no release que seria enviado à imprensa, com a programação musical semanal do bar. Numa reunião na minha casa, ouvindo discos e tentando escolher um nome, eu tive um ‘insight’, em função de que, além de nós quatro, só a banda Mister Jack também tocava blues na cidade. E, no cenário nacional do blues, o Blues Etílicos e a banda Big Alanbik tinham nomes ligados e associados às bebidas alcoólicas. Então, sugeri o nome Bartenders, inspirado na música “Hey Bartender”, do bluesman Floyd Dixon. Nesse clima, nós seríamos os ‘atendentes’ do blues, servindo doses do gênero em nossas apresentações. Todos gostaram do nome e no fim de semana seguinte, dia 19 de novembro de 1991, estreamos oficialmente no El Potato, como os Bartenders e com muito sucesso. Alguns dias depois, nosso amigo Sergio Apter, um dos proprietários da casa de shows Aeroanta, recém inaugurado em Curitiba, me consultou se queríamos tocar no Villa Rock de Natal, festa tradicional e de muito sucesso em Curitiba, que depois de algumas edições seria realizada no Aeroanta pela primeira vez. Era principal festa de fim de ano para o público jovem e também para o mais adulto, realizada em Curitiba. E os Bartenders, com pouco mais de um mês de existência oficialmente, foi a atração musical do evento, passando na frente de todas as outras bandas já conhecidas e até consagradas na cena rock curitibana. O sucesso foi tremendo, que voltamos a tocar no evento nos quatro anos seguintes, sendo a última com a segunda formação da banda, que tinha virado um quinteto, com a entrada de Luiz Carlini na segunda guitarra, dividindo os solos com o Julio, que já era conhecido e chamado de Johnny Tequila, seu alter ego rockeiro, e Franklin Paolillo na bateria, ambos ex-membros da banda Rita Lee & Tutti Fruti.

2112. A banda Bartenders, assim como A Chave, produzia blues e rock e para melhorar a receita vocês acrescentarem pitadas de Southern Rock, o que deixava o som bem mais pesado e diversificado. São experiências como essas que fazem falta nas bandas atuais?  

Carlão Gaertner. Eu não gosto de falar ou criticar o som ou a proposta musical de outras bandas que tocam rock ou blues como a nossa. Essa pitada de Southern Rock, que você comentou, se existe no som dos Bartenders entrou de forma instantânea, instintiva e não premeditada, quase como uma referência subliminar. Não posso afirmar categoricamente que esse ingrediente faz falta e que seria fundamental no som de outras bandas, porque cada uma delas aposta na sua proposta e o som que produzem é o resultado da somatória das influências musicais de todos os seus membros, assim como da bagagem cultural e nível de informação de cada um deles. Nesse contexto, algumas bandas têm membros com mais ou menos esses conteúdos, assim como membros com mais ou menos talento e criatividade musical. Como essas variáveis são muitas e também subjetivas, é difícil dizer qual é melhor fórmula para atingir o sucesso, ou pelo menos ter seu trabalho apreciado e respeitado pelo público. Na banda Bartenders, todas as músicas de nossa autoria nasceram espontaneamente, ao aflorar naturalmente uma ideia baseada numa sequência harmônica ou num riff marcante e, às vezes, até num verso inicial de uma letra, que logo é associado a uma melodia, que passa a definir uma harmonia e as sequências seguintes. O processo de compor música sempre é muito dinâmico e não segue regras – pelo menos o nosso nos Bartenders é assim - e se apresenta de várias formas ou caminhos diferentes, dependendo de cada momento – que sempre é único e singular - e do feeling pessoal dos músicos compositores envolvidos diretamente no processo de seu início até o seu termino, quando uma nova música nasce e quer ter o seu espaço.
Carlão e Orlando Azevedo (ex baterista da banda A Chave)
 
2112. Você chegou a ter grandes músicos ao seu lado como Luiz Carlini e Franklin Paolillo. Deve ter sido um período muito bacana...  

Carlão Gaertner. Sempre admirei o meu amigo Carlini, desde que o conheci no início dos anos 70, tocando no Rita Lee & TuttuFrutti, e o Franklin alguns anos depois. Em fevereiro de 1994, nós tocamos com a primeira formação dos Bartenders num projeto de blues do meu brother André Christovam, numa tarde no Centro Cultural, em São Paulo, e à noite fizemos um show no Blue Note, onde tanto o Carlini como o André deram uma canja com nossa banda. Em maio do mesmo ano, o Carlini veio participar de uma Feira de Música em Curitiba, e nos convidou para acompanhá-lo no evento, em vez de sentar num banquinho e ficar falando sobre sua carreira, seu estilo, riffs e outros babados mais. Depois do show, que teve uma participação especial do Barone, baterista dos Paralamas na última música da apresentação, tocando Johnny B. Good conosco, eu o Carlini saímos do pavilhão e fomos fumar um cigarro lá fora. Ficamos conversando e de repente ele me perguntou se eu estava a fim de seguir com os Bartenders profissionalmente e investir na continuação da banda. Eu disse que sim e então ele me disse que gostaria de participar do grupo e que, se concordássemos, traria também o Franklin Paolillo para assumir a bateria, no lugar do baterista que tocava na banda desde o seu início, e que também produziria comigo o primeiro CD da banda, com as músicas próprias de nosso repertório. Eu respondi que a proposta me agradava muito, mas que precisaria consultar o Julio e o Ricardo, a respeito, principalmente, da entrada do Franklin no lugar de nosso baterista. Depois de falar com os dois, que também ficaram super animados com a possível entrada do Carlini e do Franklin na nossa banda, resolvemos falar com o baterista. Nós três chamamos o Ewerson e explicamos a ele a situação e a oportunidade única que teríamos com esses dois músicos, já consagrados na cena Rock nacional, tocando nos Bartenders. O Ewerson entendeu a situação e levou numa boa sua saída repentina da banda, tanto é que continuamos amigos até hoje. Em seguida, o Carlini e o Franklin voltaram a Curitiba para ensaiar nossas músicas e logo depois, começamos a tocar em Curitiba e entramos no Estúdio Áudio Digital, para começar a gravação do CD. Depois de gravarmos as bases de todas as músicas num único dia, a continuação do processo durou dois anos e pouco, pois as gravações só tinham sequência quando o Carlini tinha disponibilidade para vir a Curitiba e ficar alguns dias na cidade. Como o CD teve também a participação de vários convidados especiais em algumas faixas do disco, isso também contribuiu para a demora em sua finalização. Finalmente, depois de todo esse tempo e batalha, fomos para São Paulo com a fita máster para mixar e masterizar as músicas gravadas para o CD. Na volta para Curitiba, em seguida descolamos o apoio e patrocínio de três empresas para a finalização do projeto: a Opta Originais Gráficos produziu os fotolitos para a impressão offset, em quatro cores, do encarte com 18 páginas e da contracapa do CD; a Gráfica Positivo, do Grupo Positivo, imprimiu as 5 mil cópias do encarte do CD, cuja primeira página era a capa do disco, e mais 5 mil cópias da contracapa (verso), aplicada separadamente do encarte na caixa plástica da embalagem do CD; e, finalmente, a empresa Barifer, que bancou a prensagem de 5 mil copias do CD, de propriedade de Rogério Moura, também irmão do vocalista Ricardo. Participaram como convidados no disco Roberto Frejat, do Barão Vermelho; o bluesman André Christovam; Carlos Alberto Calazans, tecladista do Camisa de Vênus na época; Ivo Rodriges, ex-vocalista d’A Chave, na música “Meu Ofício É O Rock And Roll”, de autoria dos quatro membros da extinta banda; mais dois músicos da cena curitibana, Benê Júnior (harmônica) e Paulo Branco (sax); e Helena Theodorellos nos ‘backing vocals’ de algumas músicas. O CD teve como título “Black Whiskey & Full Moon”, nome de uma das músicas do disco. Alguns meses depois do show de lançamento do CD, em dezembro de 1997, Carlini e Franklin saíram da banda. Depois de um ano e pouco tocando com vários bateristas temporários, a banda fez uma sessão teste com Carlos Almeida, que foi aprovado por todos no final do ensaio. Os Bartenders voltaram a ser um quarteto em dezembro de 1999, e continua com essa mesma formação até hoje: Ricardo Moura (vocal principal e base de violão elétrico), Johnny Tequila (guitarra solo e base, harmônica, ‘slide guitar’ e ‘backing volcals’), Carlão Gaertner (baixo) e Carlos Almeida (bateria e ‘backing vocals’). Nós somos os Bartenders e a escolha foi nossa.

2112. Em algum momento você pensou reunir a Chave novamente para alguns shows e mesmo para deixar um registro à altura para os fãs da banda?

Carlão Gaertner. Com o falecimento do Ivo Rodrigues, em 2010, qualquer outra formação d’A Chave, mesmo com ainda os três membros originais, nunca mais seria a mesma coisa e a mesma banda. Bem ou mal, existia uma magia quando nós quatro tocávamos juntos. Em 2004, quando produzi a festa “Carlão & Os Amigos do Blues”, A Chave fez um show revival no evento com sua formação original, como já comentei anteriormente. Pouco depois fizemos mais um show no bar Era Só O Que Faltava, junto com a banda Black Maria, que o Gabriel Teixeira, filho do guitarrista Paulinho, também tocava guitarra. Foi um show legal e animado, mas musicalmente abaixo do som que fazíamos quando A Chave ainda estava em ação. Afinal, 25 anos tinham passado, tivemos muito pouco tempo de ensaio e o Ivo, que era  o vocalista, já tinha seus problemas de saúde e sua voz e alcance vocal já não eram os mesmos. De qualquer forma, valeu o momento e mais essa lembrança. Foi a última apresentação d’A Chave com sua formação original, em agosto de 2004. Entrou para a história da banda como o capítulo final de sua trajetória.
Carlão entre amigos e parceiros
2112. Você usa palhetas para tocar ou prefere os dedos?

Carlão Gaertner. Desde que comecei a aranhar o meu primeiro violão no início da adolescência e logo depois quando comecei a tocar baixo, eu sempre toquei com palheta e foi assim que criei meu estilo. Meu principal ‘punch’ no baixo está na minha mão direita – que funciona como uma britadeira nas cordas - e não na minha esquerda, dedilhando as cordas. Não sou um baixista com uma técnica apurada e muito veloz, até porque, com raras exceções, não é o tipo de execução que eu gosto. Prefiro usar poucas notas sempre que possível e dar peso, swing e condução às linhas de baixo (walking bass). Na nossa formação, se o baixo e a guitarra solo abrirem espaços ou pequenas pausas um para o outro, um de nós dois sempre estará em destaque, sem ninguém precisar forçar nenhuma barra ou qualquer performance mais egoísta. Com a maturidade dos 70 anos nas costas, que completei no dia 20 de agosto passado, acabei apreendendo e entendendo ao longo dos anos de vida uma coisa importante, que como músico pratico  sempre: na maioria das vezes, tocando ou em outras coisas que fazemos, “Menos é Mais”. E isso vale muito para quem faz Música, com M maiúsculo. Imagine o som de uma banda onde todos os seus membros ficam quebrando tudo o tempo todo e você não acha uma brecha no som produzido. Isso é puro barulho. Ao contrário, se numa outra formação cada músico respeita o espaço do outro e contribui para o produto final, utilizando o seu próprio espaço de forma inteligente e compartilhada, a interação acontece. Você vai ouvir os solos e licks da guitarra claramente; a base dando o seu apoio harmônico; o baixo pulsando e fazendo a costura rítmica entre a harmonia e a batida da música; e a bateria complementando fazendo a condução com precisão. Todos no seu lugar, e um por todos e todos por um. Isso é Música com toda a sua magia. É assim que eu vejo e entendo a função de cada músico na formação de uma banda. E é essa postura que temos entre nós quatro na banda Bartenders e em relação ao nosso trabalho autoral. Somos os Bartenders, adoramos Rock And Roll e Blues, e esta foi a nossa escolha e opção de vida. Para mim, particularmente, vou carregar essa ’bagagem’ para a Eternidade, pois ela está impregnada no meu corpo, no meu coração e na minha alma. Ponto.

2112. O que você está fazendo atualmente?

Carlão Gaertner. No momento, sou jornalista aposentado desde novembro do ano passado e, depois de trabalhar e tocar a vida inteira, estou agora desfrutando do meu tempo integralmente, pois sou enfim o seu dono. Como cantam Os Stones, “Time Is On My Side” (rs). Meus únicos compromissos pessoais e profissionais são com a banda Bartenders, onde continuo tocando e compondo, com as coisas que eu gosto e me que dão prazer e alegria, com a minha família e com a legião de amigos que tenho, a qual prezo demais, e com os fãs fiéis ou admiradores ocasionais de nosso trabalho musical. Acho que essa entrevista, com um número bem grande de perguntas, acabou ficando bem extensa como texto, mas procurei aproveitar a oportunidade e ser bem detalhista, comentando muitos fatos e informações inéditas sobre minha vida e carreira musical, que também podem servir de estímulo e orientação para músicos novos e/ou iniciantes. Talvez ela até se torne o embrião de um pequeno livro sobre “O Rock Na Minha Vida!”, pois ainda tenho muita coisa para contar, ou qualquer outra coisa. Como cantou Bob Dylan naquela famosa canção, “a resposta vem com o vento”. No meu caso, “resposta vai vir com o tempo, viajando nas asas do vento”. “Blows, Blues Blows! Rolls, Rock Rolls!”. É isso aí. Parada final!

2112. O microfone é seu...

Carlão Gaertner. Melhor dizendo, o teclado é meu (kakakakakaka). Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo e parceiro Carlos Antonio Retamero Dinunci, administrador do Blog 2112, pelo convite à entrevista, que acabou sendo um exercício salutar para refrescar e revisitar os salões das minhas memórias pessoais e musicais. As lembranças vão surgindo aos poucos e acabam criando uma cadeia de momentos, fatos, pessoas e vivências que fizeram parte e têm significados especiais ao longo de minha vida, como as partículas de um átomo viajando num acelerador atômico próximas à velocidade da luz. Como cantou Joni Mitchell num dos versos da canção “Woodstock”, também gravada por Crosby, Stills, Nash & Young: - “Somos Pó Das Estrelas” (We are stardust, we are golden...). E é pra lá que eu quero voltar. Explosão Cósmica Final.

2112. Eu só tenho a agradecer...    

Fotos e recortes de jornais: Arquivo Carlão Gaertner





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