quarta-feira, 17 de junho de 2020

Entrevista Jessé Blindog



Avenida Paulista será lançado em breve fechando a trilogia (ou seria uma espécie de ópera rock?) começada em Sampa Midnight. O álbum é uma ode de amor a esta grande metrópole chamada São Paulo. Os detalhes dessa nova produção está na entrevista abaixo.

2112. Em breve será lançado Avenida Paulista que junto a Sampa Midnight e Paulicéia & Madrugada & Blues encerra o ciclo de homenagens a São Paulo. Como surgiu a idéia dessa trilogia?

Jessé. Aos 14 anos (1964), comecei a trabalhar como office boy em um escritório da Rua José Bonifácio, no centro da Capital. Nos serviços que me passavam, a grana que me davam para o ônibus, eu embolsava, e caminhava rápido, cortando caminhos, para chegar ao destino. Assim, rapidamente conheci todas as avenidas, ruas, vielas e entranhas de Sampa. E aprendi a amá-la! E agora, depois de mais de 50 anos, vi a oportunidade de pagar com música, a minha admiração por essa, hoje, megalópole! E o terceiro CD, "Avenida Paulista", vem encerrar essa trilogia do tributo à Sampa!  

2112. Acredito que seria interessante relançar os três álbuns num único box para que as pessoas tivessem uma idéia do projeto como um todo. Isso tudo me faz lembrar uma ópera rock. A idéia é essa?

Jessé. É uma boa estratégia, Carlos Antônio! Apesar de o primeiro CD da trilogia, "Sampa Midnight", estar esgotado, agradeço a sugestão e, vou pensar nela.

2112. São Paulo City é emblemática: sua gente de várias nacionalidades, seu trânsito caótico, seus arranhas céus, sua rica periferia, sua cultura multiracial... Inspiração para compor é o que não falta, não é?

Jessé. Ela sempre inspirou poetas, músicos, pintores, dramaturgos..., e me inspira também. A noite paulistana é mágica! A música que abre o CD, "Avenida Paulista", descreve a cena no primeiro verso "Noite fria na Avenida Paulista/a dama desfila com seu casaco de vison/enquanto o mendigo banguela aquece seu cão/a prostituta retoca o batom"!
2112. Você é do tipo de músico que tem sempre um pedaço de papel a vista para anotar idéias que pintam como trechos de letras, riffs, arranjos...

Jessé. O perverso é que esses insights surgem, geralmente, quando estou dirigindo, ou quando estou acordado de madrugada (sou insone). E na primeira oportunidade, anoto. Mas já tive dias estragados por não me lembrar mais, ou perder parte, de uma idéia "matadora"! Quanto a riffs, melodias e levadas, sempre abasteço um banco que mantenho há anos, usados na hora de compor.

2112. Em suas letras você "compositor" fala muito do dia a dia dos paulistas... mas como o "cidadão" Jessé enxerga São Paulo?

Jessé. Como disse, é uma notável megalópole, hoje você já não enxerga suas divisas, é emendada a municípios super populosos como Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema (ABCD), Osasco, Cotia, entre outros. É o sonho de migrantes e imigrantes, mas, ao mesmo tempo que é acolhedora, é cruel com os ingênuos, desprevenidos e azarados. As ruas abrigam vários deles!

2112. Estive em São Paulo uma única vez e me senti como o aquele personalidade do cinema: Crocodilo Dundee... completamente perdido em meio a todo aquele caos urbano. Como é viver em meio a essa louca realidade todos os dias?

Jessé. Como todo animal, o paulistano é adaptado ao seu louco, mas adorável, habitat. Se você me deixar numa fazenda por uma semana, a partir do terceiro dia pra mim será um suplício. Cadê as sirenes, as buzinas, os gritos dos camelôs...?!!!

2112. Todo ouvinte tem uma grande curiosidade em saber o que realmente acontece dentro de um estúdio durante as gravações de um álbum. Você pode falar um pouco sobre todo o processo que envolveu a gravação de Avenida Paulista?

Jessé. Carlos Antônio, existem alguns formatos de como se gravar. Depende do orçamento (no meu caso super curto. Tive que vender parte de meu equipamento!), da escolha do estúdio, se você tem uma banda entrosada e ensaiada, se terá músicos convidados, se todas as músicas estão completamente definidas, se haverá partes improvisadas, se foi feita uma pré-produção... Na gravação do CD "Avenida Paulista", agora como músico solo, na pré produção defini todos detalhes, introduções, riffs, levadas, pontes, finais, instrumentos em cada faixa, sempre respeitando as características dos músicos convidados. Pensei ter previsto tudo, mas, como gravar não é fazer pãozinho francês, sempre surge o inesperado, que é a graça/emoção do processo. Correu tudo bem, deu tudo certo! E, espero que, desse trabalho honesto, a galera curta/goste do resultado!
2112. Quem produziu e arranjou o álbum?

Jessé.
O álbum todo foi arranjado por mim, já a produção dividi com o super conceituado Alexandre Fontanetti do Estúdio Space Blues. 

2112. A parte gráfica já está pronta?

Jessé. A parte gráfica já está bem encaminhada. Na próxima semana já deverei ter o teste. Simples e bacana, foi a concepção!

2112. Este mês está sendo realizado a masterização do álbum. Você já tem uma data prevista para o lançamento oficial de Avenida Paulista? Teremos alguma live para apresentar o novo trabalho?
Jessé. Carlos Antônio, premeditei lançar o álbum na segunda quinzena deste mês. No dia 27, se a pandemia deixar, completarei 70 anos de idade, um marco na minha vida, e de qualquer um, imagino. São poucos os músicos que chegam aos 70 anos em plena atividade e motivado. Como disse meu ídolo Johnny Winter: "still alive and well, baby"!!!

2112. Você pensa em lançar algum single nas plataformas digitais para promover o álbum?

Jessé: Ainda estou estudando a estratégia de lançamento. Mas, provavelmente, a música "Avenida Paulista" será o "boi de piranha"!

2112. A banda tem seu trabalho conhecido por fazer um power blues de primeira qualidade. Mas uma curiosidade... você incluiu uma daquelas baladas bluesística com um daqueles solos lento de cortar o pulso (no bom sentido, claro!)?

Jessé. É de lei, num album, você incluir uma baladona, e também, no praia blues, pelo menos um slow blues. A balada ficou por conta da faixa "Julia", que compus para minha graciosa netinha sueca, já slow blues gravei 3, "Blues para Aylan" um réquiem ao garotinho sírio (e a todas as crianças igualmente desafortunadas) afogado na travessia do mar Egeu, "Seduzido e mal pago" e "Vida de cão", com temas "fossa" tradicionais do blues. 
2112. Sobre baladas... era comum nos anos 60/70 as grandes bandas incluírem sempre uma em meio aos números mais pesados. Bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Nazareth... que eram símbolos de bandas pesadas tinham esse hábito que se perdeu com o passar dos anos...

Jessé. Free Bird do Lynyrd Skynyrd, é uma delas. Sem se esquecer das baladas da banda Scorpions, uma mais bonita que a outra. Mas, como os brutos também amam, para quem não conhece, recomendo do Black Sabbath, Dying For Love, com o Tony Iommi inspirado!

2112. Estamos em meio a uma verdadeira guerra com essa pandemia. Mas apesar do momento... quais são os projetos para os próximos meses?

Jessé. Falando de pandemia, o vocalista Rama Raynsford, que canta várias músicas do "Avenida Paulista", testou positivo para o Coronavírus e teve que concluir sua participação, gravando em casa. Carlos Antônio, imagine eu, 70 anos, convivendo com Lúpus há quase 10 anos... Estou pensando em me esconder debaixo da cama, rsrsrs! Meu projeto atual e para o futuro, compor, compor, e compor. Na verdade, hoje, já estou trabalhando, separando material e escalando o time para o próximo álbum!

2112. É uma boa notícia... mas o que você diria para as pessoas sobre essa pandemia?

Jessé. Perversa! Após as guerras, a população dos países envolvidos, estava mais envelhecida, pela perda maciça de jovens. Nessa pandemia, o oposto, vamos perder muitos idosos (Itália, como exemplo), rejuvenescendo, do pior modo, a população. Protejam-se!!!

2112. Uma última pergunta: Já pensou em fazer uns poucos shows que fosse apenas com material desses três álbuns? Acredito que daria para as pessoas terem uma real dimensão da sua obra como um todo, não é? É só um dica.

Jessé. É uma boa dica, Carlos Antônio! Vou ficar de olho/ouvido no "barulho" que o disco vai fazer!
2112. Qual o telefone/e-mail para quem quiser adquirir o cd?

Jessé. No meu email
: blindogpowerblues@yahoo.com.br, atenderei a todos, com muito prazer!

2112. ... o microfone é seu, meu camarada!

Jessé. Aproveito a oportunidade para, primeiramente, agradecer muito a você, ao seu Blog 2112, a outros batalhadores incansáveis como o Luiz Domingues, o Marinho Scott, e a todos que incentivam/divulgam, de diversas formas, as bandas autorais brazucas. E como não poderia deixar de ser, agradeço aos meus irmãos de som, Bruno Tritono Santana e Rama Raynsford (voz), Marcelo Viterite (bateria) e ao amigo fera Robson Fernandes (gaita), como também ao pessoal dedicado do Estúdio Space Blues, Alexandre Fontanetti e ao seu fiel escudeiro, João Nhoque, pela dedicação e talento doados ao trabalho. Penso que neste novo trabalho "Avenida Paulista" atingimos novamente a nossa meta: "Para os roqueiros, blues, e para os blueseiros, rock"! The blues is alright, and the rock & roll, too!!!

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