segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Homenagem se faz em vida: Jessé Blindog

Músico simpático e humilde, Jessé Blindog faz um trabalho voltado para o hard e o blues de altíssima qualidade. Quem já foi a um de seus shows ou conhece seus álbuns sabe que não estou mentindo. Homenagem mais que merecida!!    


Entrevistas Bônus: Jessé Blindog

O Brasil é um celeiro de grandes bandas e músicos e a Blindog usa rock e blues em doses certeiras para criar um som bacana, visceral e o que é melhor... cantada em português. Seu último álbum Paulicéia, Madrugada & Blues merece ser ouvido com atenção no volume máximo.  


2112. A Blindog é uma autêntica banda de rock e blues inserida dentro de uma cena cada vez mais artificial. Qual o maior desafio em manter uma banda com características vintage nos dias de hoje?

Jessé: Os espaços, na mídia e em shows, estão cada vez diminuindo mais. A bandeira do classic rock, blues-rock e do blues nunca esteve tão pesada de ser carregada. 

2112. Apesar de toda essa "artificialidade" bandas como Kurandeiros, StringBreaker, Amargo Malte, Stranhos Azuis, Putos Brothers Band, Power Blues, Dudé & A Máfia, Mr. Huddy, Nicotines, vocês... tentam a todo custo manter viva a chama do classic rock, não é?

Jessé: São idealistas, verdadeira resistência, que mantém acesa a chama criativa do rock e do blues e a banda Blindog engrossa essa pequena fileira. 

2112. A reação do público nos shows e mesmo quando ouve os trabalhos da banda te surpreende? 

Jessé: A banda Blindog tem como proposta evitar o cover e a mesmice dos 7lists. Tocamos as "encrencas" das bandas clássicas, exemplo: da banda Steppenwolf levamos Screaming Night Hog ao invés da manjada Born to be wild. Isso requer músicos dispostos a pesquisar e ensaiar. A outra característica da banda é fazer releituras dos clássicos, não apenas copiá-los. Então, quando tocamos nossa versão de Come Together/Beatles ou Johnny B. Good/Chuck Berry, entre várias outras, percebemos com satisfação a boa surpresa causada, vendo que os esforços valeram a pena.

2112. A sua carreira começou nos anos 60 celeiro de bandas incríveis que influenciou toda uma geração de músicos. O que você mais curtia nessa época?

Jessé: Eu sempre estive no fundão da Zona Oeste, Osasco principalmente, onde já em meados dos anos 60s toquei em bandas de bailes. Havia bastante casas, clubes e bares que levavam música ao vivo. Então, as minhas influências básicas da época foram inicialmente o rock instrumental dos The Shadows, The Ventures e, em seguida Beatles e Rolling Stones, com quem tomei contato com o blues (obrigado Brian Jones!). Mas a grande influência, e o que me fez a cabeça em definitivo, foi ouvir guitarristas como Hendrix, Robin Trower, Alvin Lee e bandas como Cream. Mountain, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple (obrigado Ritchie Blackmore, tb!), e algumas do progressivo, Jethro Tull, Procol Harum e Yes.

2112. Entre as bandas citadas qual delas se tornou influência direta na sua carreira?

Jessé: Inegavelmente Jimi Hendrix. Foi um catalizador que bebeu na fonte do blues (T-Bone Walker, Buddy Guy, Freddie King, entre outros) e catapultou sua influência para as gerações seguintes. Quando você assiste, mais de quarenta anos após sua morte, guitarristas virtuoses como Malmsteen, Vai e Satriani, fechando seus shows com músicas dele, dá pra concluir que ninguém posterior a ele, escapou de sua influência.

2112. A atual cena do rock te empolga?

Jessé: Raras exceções me empolgam hoje: Joe Bonamassa, Eric Gales, Walter Trout, o velho e bom Robin Trower, e outros poucos, ainda me fazem arrepiar, e se salvam nesse mar de sons descartáveis.

2112. Vejo o período 1965/1975 como os mais férteis do rock servindo de base para o que viria a ser o punk, a new wave, o eletrônico... e mesmo os revivais do rock'n'roll, do hard rock, do funk etc. Foi um período de grandes bandas, grandes discos...

Jessé: As bandas dessa década se digladiavam sempre em nome da criatividade. Álbuns maravilhosos um após outro. Até que as grandes gravadoras tomaram as rédeas e impuseram "sempre mais do mesmo" para otimizar lucros.

2112. Mas voltando a sua carreira que bandas você participou até formar a Blindog?

Jessé: Nos anos 60s as principais foram Blue Star e Beatos, de bailes. Nos aos 70s e 80s, já com trabalhos autorais e releituras de clássicos do rock e do blues, Sepulcro, Nó Virgem e Atalho Tao. Nos anos 90s, Bluedog (1993 e 1994), Irmandade do Blues (1994 e 1995) e Blindog (1995 até hoje).

2112. Existe registros desses períodos?

Jessé: Lamentavelmente muitos registros foram perdidos, mas no Youtube Banda Blindog, estão sons da banda Atalho Tao na música Brasileiro Nato-1983 (Maria da Paixão/vc, Reynaldo Alves/bx, Roberto Batera, e eu-gt);  banda Bluedog (com Silvio Alemão/bx, Armando De Julio/bt, Vasco Faé/vc e gaita, e eu-gt) 1993-numa versão de Little Wing/Hendrix no lendário Jazz and Blues-Santo André; banda Irmandade do Blues na TV Alphaville-1994 (formação do Bluedog, acrescido do guitarrista Edu Gomes) nas releituras de Big Bill Blues (Big Bill Broonzy) e Screaming Night Hog (Steppennwolf), e da banda Blindog, músicas do último CD "Paulicéia & Madrugada & Blues". 

2112. A Blindog tem mais de vinte anos de estrada e já lançou três álbuns: Blindog (95), Sampa Midnight (03) e Paulicéia, Madrugada, Blues (10). Quando você decidiu que era a hora de criar a sua própria banda?

Jessé: Na verdade, Blindog é mais que uma banda, é um projeto musical que tem o blues-rock como base sonora, que se iniciou na banda Bluedog, passou pela Irmandade do Blues (que seguiu seu caminho, com sucesso), e se consolidou na banda Blindog. Nessa trajetória a banda teve várias formações, tendo vários músicos de talento e dedicação passado por ela, e contribuído para seu estágio atual.

2112. A início foi difícil encontrar pessoas com as mesmas idéias que a sua?

Jessé: Como se trata de uma banda com som e 7list focado numa vertente específica do Rock e do Blues, poucos são os músicos que se adaptam, e se sujeitam tirar músicas em casa, ralar em ensaios antes de subir em um palco, preferindo um repertório mais comercial/standard, de fácil aceitação, e visando retorno financeiro imediato. Por isso, sou sempre agradecido aos que abraçaram e contribuíram para esse projeto musical.

2112. Na entrevista concedida a Guitar Player você mencionou possuir um banco de riffs e levadas que serve de base na hora de compor. Como isso funciona?

Jessé: Sou um cara que transpira música, acordo e durmo ouvindo bons sons. Ouço de tudo! Então, em vários momentos me vem fagulhas/idéias de composições, levadas, riffs...Através dos tempos fui registrando essas idéias de todas as maneiras, gravando, escrevendo...Então há uns 10 anos gravei todo esse material, subdividido em riffs, de onde seleciono as introduções, pontes e finais, e levadas. Isso facilita muito na hora de compor. É "só" aplicar bom senso, criatividade e inspiração. Tem me facilitado a vida! Ainda tenho umas 20 horas de gravações inéditas. 

2112. Você é do tipo que compõe muito?

Jessé: Compunha quando tinha um trabalho/gravação para fazer. Hoje estou mais empenhado. Para o instrumental, e arranjos, tenho maior facilidade. Quanto a letras/líricas sou bem mais crítico e sofro um pouco. Com a atual situação econômica, onde os contratantes pagam os músicos com a sobra de caixa, quando pagam, a banda Blindog resolveu se concentrar em gravar materiais inéditos, e menos palco, o que vai demandar um exercício maior de composição. Eu curto!

2112. Qual o parâmetro que você faz de um álbum para o outro?

Jessé: Quem acompanha a trajetória da banda Blindog sabe que o som tem uma cara, uma personalidade: É blues para os roqueiros e rock para os bluseiros. É esse lema a ser mantido em cada novo trabalho.

2112. Motoboy é um relato sincero do dia a dia de muitos brasileiros. A temática me trouxe na cabeça a letra de Eu sou Boy do grande Kid Vinil que retratava com muito bom humor a dureza da vida de um trabalhador. Isso de uma certa maneira cria um elo importante entre a banda e o ouvinte, não é?

Jessé: Também entendo assim. Motoboy é uma singela crônica do dia-a-dia dessa classe batalhadora, sofredora e, às vezes, com razão, incompreendida. 

2112. Traduz: paulicéia, madrugada, blues...

Jessé: Com o quarto CD "Avenida Paulista", completamos a trilogia de tributo a capital paulista, uma metrópole com suas virtudes e mazelas, mas acolhedora. E não tem nada mais bluezy que o centro velho de SP em plena madrugada.

2112. Vocês se preparando para gravar o quarto álbum da Blindog com previsão de lançamento para final deste ano. Vocês já tem uma data prevista para entrar em estúdio? Como anda a pré-produção?

Jessé: Está tudo planejado para em Julho/19 começarmos a gravação do CD autoral "Avenida Paulista" (provavelmente com 14 músicas, 12 inéditas e 2 regrações). A pré-produção está concluída, só estamos revisando.

2112. Quem irá produzir o álbum?

Jessé: Como já me envolvi na produção do CD "Sampa Midnight" e coproduzí "Paulicéia & Madrugada & Blues" (junto com o fera e mestre Alexandre Fontanetti), provavelmente irei produzir "Avenida Paulista".

2112. Você pretende usar a mesma sonoridade analógica para a gravação do novo álbum como no Paulicéia...?

Jessé: No que for possível, sim. Acho mais "quente" o som. 

2112. Haverá algum single antecendo o lançamento do álbum?

Jessé: Provavelmente a música título "Avenida Paulista".

2112. ... o microfone é seu!

Jessé: Aproveito para agradecer aos fãs da banda Blindog, às casas/eventos em que temos tocado por prestigiarem a música ao vivo, aos músicos que passaram pela banda pela contribuição, e aos atuais Marcelo Viterite, bateria e Michele Naglieri, vocal e baixo por dividirem comigo o peso de manter ativa uma banda independente e a chama acesa do blues-rock tupiniquim! 

Postada em 28 de junho de 2019 


Entrevista 02

Avenida Paulista será lançado em breve fechando a trilogia (ou seria uma espécie de ópera rock?) começada em Sampa Midnight. O álbum é uma ode de amor a esta grande metrópole chamada São Paulo. Os detalhes dessa nova produção está na entrevista abaixo.

2112. Em breve será lançado Avenida Paulista que junto a Sampa Midnight e Paulicéia & Madrugada & Blues encerra o ciclo de homenagens a São Paulo. Como surgiu a idéia dessa trilogia?

Jessé. Aos 14 anos (1964), comecei a trabalhar como office boy em um escritório da Rua José Bonifácio, no centro da Capital. Nos serviços que me passavam, a grana que me davam para o ônibus, eu embolsava, e caminhava rápido, cortando caminhos, para chegar ao destino. Assim, rapidamente conheci todas as avenidas, ruas, vielas e entranhas de Sampa. E aprendi a amá-la! E agora, depois de mais de 50 anos, vi a oportunidade de pagar com música, a minha admiração por essa, hoje, megalópole! E o terceiro CD, "Avenida Paulista", vem encerrar essa trilogia do tributo à Sampa!  

2112. Acredito que seria interessante relançar os três álbuns num único box para que as pessoas tivessem uma idéia do projeto como um todo. Isso tudo me faz lembrar uma ópera rock. A idéia é essa?

Jessé. É uma boa estratégia, Carlos Antônio! Apesar de o primeiro CD da trilogia, "Sampa Midnight", estar esgotado, agradeço a sugestão e, vou pensar nela.

2112. São Paulo City é emblemática: sua gente de várias nacionalidades, seu trânsito caótico, seus arranhas céus, sua rica periferia, sua cultura multiracial... Inspiração para compor é o que não falta, não é?

Jessé. Ela sempre inspirou poetas, músicos, pintores, dramaturgos..., e me inspira também. A noite paulistana é mágica! A música que abre o CD, "Avenida Paulista", descreve a cena no primeiro verso "Noite fria na Avenida Paulista/a dama desfila com seu casaco de vison/enquanto o mendigo banguela aquece seu cão/a prostituta retoca o batom"!

2112. Você é do tipo de músico que tem sempre um pedaço de papel a vista para anotar idéias que pintam como trechos de letras, riffs, arranjos...

Jessé. O perverso é que esses insights surgem, geralmente, quando estou dirigindo, ou quando estou acordado de madrugada (sou insone). E na primeira oportunidade, anoto. Mas já tive dias estragados por não me lembrar mais, ou perder parte, de uma idéia "matadora"! Quanto a riffs, melodias e levadas, sempre abasteço um banco que mantenho há anos, usados na hora de compor.

2112. Em suas letras você "compositor" fala muito do dia a dia dos paulistas... mas como o "cidadão" Jessé enxerga São Paulo?

Jessé. Como disse, é uma notável megalópole, hoje você já não enxerga suas divisas, é emendada a municípios super populosos como Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema (ABCD), Osasco, Cotia, entre outros. É o sonho de migrantes e imigrantes, mas, ao mesmo tempo que é acolhedora, é cruel com os ingênuos, desprevenidos e azarados. As ruas abrigam vários deles!

2112. Estive em São Paulo uma única vez e me senti como o aquele personalidade do cinema: Crocodilo Dundee... completamente perdido em meio a todo aquele caos urbano. Como é viver em meio a essa louca realidade todos os dias?

Jessé. Como todo animal, o paulistano é adaptado ao seu louco, mas adorável, habitat. Se você me deixar numa fazenda por uma semana, a partir do terceiro dia pra mim será um suplício. Cadê as sirenes, as buzinas, os gritos dos camelôs...?!!!

2112. Todo ouvinte tem uma grande curiosidade em saber o que realmente acontece dentro de um estúdio durante as gravações de um álbum. Você pode falar um pouco sobre todo o processo que envolveu a gravação de Avenida Paulista?

Jessé. Carlos Antônio, existem alguns formatos de como se gravar. Depende do orçamento (no meu caso super curto. Tive que vender parte de meu equipamento!), da escolha do estúdio, se você tem uma banda entrosada e ensaiada, se terá músicos convidados, se todas as músicas estão completamente definidas, se haverá partes improvisadas, se foi feita uma pré-produção...

Na gravação do CD "Avenida Paulista", agora como músico solo, na pré produção defini todos detalhes, introduções, riffs, levadas, pontes, finais, instrumentos em cada faixa, sempre respeitando as características dos músicos convidados. Pensei ter previsto tudo, mas, como gravar não é fazer pãozinho francês, sempre surge o inesperado, que é a graça/emoção do processo. Correu tudo bem, deu tudo certo! E, espero que, desse trabalho honesto, a galera curta/goste do resultado!

2112. Quem produziu e arranjou o álbum?

Jessé. O álbum todo foi arranjado por mim, já a produção dividi com o super conceituado Alexandre Fontanetti do Estúdio Space Blues. 

2112. A parte gráfica já está pronta?

Jessé. A parte gráfica já está bem encaminhada. Na próxima semana já deverei ter o teste. Simples e bacana, foi a concepção! 

2112. Este mês está sendo realizado a masterização do álbum. Você já tem uma data prevista para o lançamento oficial de Avenida Paulista? Teremos alguma live para apresentar o novo trabalho?

Jessé. Carlos Antônio, premeditei lançar o álbum na segunda quinzena deste mês. No dia 27, se a pandemia deixar, completarei 70 anos de idade, um marco na minha vida, e de qualquer um, imagino. São poucos os músicos que chegam aos 70 anos em plena atividade e motivado. Como disse meu ídolo Johnny Winter: "still alive and well, baby"!!!

2112. Você pensa em lançar algum single nas plataformas digitais para promover o álbum?

Jessé: Ainda estou estudando a estratégia de lançamento. Mas, provavelmente, a música "Avenida Paulista" será o "boi de piranha"!

2112. A banda tem seu trabalho conhecido por fazer um power blues de primeira qualidade. Mas uma curiosidade... você incluiu uma daquelas baladas bluesística com um daqueles solos lento de cortar o pulso (no bom sentido, claro!)?

Jessé. É de lei, num album, você incluir uma baladona, e também, no praia blues, pelo menos um slow blues. A balada ficou por conta da faixa "Julia", que compus para minha graciosa netinha sueca, já slow blues gravei 3, "Blues para Aylan" um réquiem ao garotinho sírio (e a todas as crianças igualmente desafortunadas) afogado na travessia do mar Egeu, "Seduzido e mal pago" e "Vida de cão", com temas "fossa" tradicionais do blues. 

2112. Sobre baladas... era comum nos anos 60/70 as grandes bandas incluírem sempre uma em meio aos números mais pesados. Bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Nazareth... que eram símbolos de bandas pesadas tinham esse hábito que se perdeu com o passar dos anos...

Jessé. Free Bird do Lynyrd Skynyrd, é uma delas. Sem se esquecer das baladas da banda Scorpions, uma mais bonita que a outra. Mas, como os brutos também amam, para quem não conhece, recomendo do Black Sabbath, Dying For Love, com o Tony Iommi inspirado!

2112. Estamos em meio a uma verdadeira guerra com essa pandemia. Mas apesar do momento... quais são os projetos para os próximos meses?

Jessé. Falando de pandemia, o vocalista Rama Raynsford, que canta várias músicas do "Avenida Paulista", testou positivo para o Coronavírus e teve que concluir sua participação, gravando em casa. Carlos Antônio, imagine eu, 70 anos, convivendo com Lúpus há quase 10 anos... Estou pensando em me esconder debaixo da cama, rsrsrs! Meu projeto atual e para o futuro, compor, compor, e compor. Na verdade, hoje, já estou trabalhando, separando material e escalando o time para o próximo álbum!

2112. É uma boa notícia... mas o que você diria para as pessoas sobre essa pandemia?

Jessé. Perversa! Após as guerras, a população dos países envolvidos, estava mais envelhecida, pela perda maciça de jovens. Nessa pandemia, o oposto, vamos perder muitos idosos (Itália, como exemplo), rejuvenescendo, do pior modo, a população. Protejam-se!!!

2112. Uma última pergunta: Já pensou em fazer uns poucos shows que fosse apenas com material desses três álbuns? Acredito que daria para as pessoas terem uma real dimensão da sua obra como um todo, não é? É só um dica.

Jessé. É uma boa dica, Carlos Antônio! Vou ficar de olho/ouvido no "barulho" que o disco vai fazer!

2112. Qual o telefone/e-mail para quem quiser adquirir o cd?

Jessé. No meu email
: blindogpowerblues@yahoo.com.br, atenderei a todos, com muito prazer!

2112. ... o microfone é seu, meu camarada!

Jessé. Aproveito a oportunidade para, primeiramente, agradecer muito a você, ao seu Blog 2112, a outros batalhadores incansáveis como o Luiz Domingues, o Marinho Scott, e a todos que incentivam/divulgam, de diversas formas, as bandas autorais brazucas. E como não poderia deixar de ser, agradeço aos meus irmãos de som, Bruno Tritono Santana e Rama Raynsford (voz), Marcelo Viterite (bateria) e ao amigo fera Robson Fernandes (gaita), como também ao pessoal dedicado do Estúdio Space Blues, Alexandre Fontanetti e ao seu fiel escudeiro, João Nhoque, pela dedicação e talento doados ao trabalho. Penso que neste novo trabalho "Avenida Paulista" atingimos novamente a nossa meta: "Para os roqueiros, blues, e para os blueseiros, rock"! The blues is alright, and the rock & roll, too!!!

Postada em 17 de junho de 2020 


Neste momento em que a pandemia cortou a ida aos shows se você se interessar  essa é a camisa e os cds lançados por Jessé Blindog. É só entrar em contato via Facebook e Instagram do Jessé. Vamos ajudar nossos músicos/bandas e também espalhar música boa pelo mundo afora.    

Nota: As fotos foram retiradas do Facebook do homenageado e infelizmente as fotos não tinham os nomes dos seus autores. Portanto, quem tiver alguma informação por favor entre em contato pelo e-mail furia2112@gmail.com para fazermos as devidas correções.    

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