Quem
conhece os discos do Jefferson sabe de sua afinidade com o blues e outras
tendências musicais o que o torna um músico super respeitado entre outros
músicos e seus inúmeros fãs. Conseguimos esta entrevista exclusiva e devo
dizer que Jefferson foi muito receptivo e respondeu prontamente todas as
perguntas que enviamos via e-mail. É isso que faz todo o esforço da gente
valer a pena!
2112. Certa vez em uma entrevista
Ian Anderson do grupo Jethro Tull afirmou ter escolhido a flauta por ser um
instrumento fácil de carregar. Essa escolha também se aplica a você ou sempre
foi um apaixonado pela harmônica?
Jefferson Gonçalves. Na
verdade eu queria aprender flauta, Jethro Tull é umas das minhas referências
musicais e queria muito tocar flauta, mas não tinha dinheiro para comprar e
como tinha ganho uma gaita de presente, resolvi aprender, mas sempre
curti o som da gaita nos discos de Bob Dylan, Neil Young e do próprio Jethro
Tull. No 1º disco da banda: This Was, Ian Anderson tocava gaita em algumas
músicas.
2112. O Blues é uma das
manifestações mais originais e duradouras da música popular mundial. O que é
o blues para você e quando ele entrou na sua vida?
Jefferson Gonçalves. Na
verdade a música entrou na minha vida desde de cedo como ouvinte, sempre
escutei tudo e o Blues veio quando comecei a tocar gaita, eu escutava os
discos de rock, como Led Zeppelin, Rolling Stones e por eles fui descobrindo
Willie Dixon, Sonny Boy Williamson, assim fui descobrindo os
mestres do Blues e suas obras. O Blues é a raiz de toda música
americana, dele nasceu o jazz, rock, etc...
2112. Você escuta outros ritmos
musicais além do blues?
Jefferson Gonçalves. Sim,
sempre escutei de tudo, atualmente o que menos escuto é Blues. (risos).
2112. Quais os bluesmens são
referência em sua música?
Jefferson Gonçalves.
Sonny Boy Williamson, Big Walter Horton, Little Walter, Son House, Muddy
Waters, Howling Wolf, Sonny Terry, muitos.
2112. Você também compõem ou
apenas grava standards do blues?
Jefferson Gonçalves.
Componho! Meu trabalho é em cima das minhas composições e releituras de
clássicos de Blues, Folk, Rock que faço com a banda, temos um som próprio,
sempre procurei tocar minha gaita de uma maneira particular, uma assinatura
musical, ou seja, gostando ou não o ouvinte já sabe quem está tocando na
segunda nota, esse é meu objetivo.
2112. Certa fui criticado ao
afirmar que o samba é o nosso blues e que Cartola é tão importante quanto
Robert Johnson. Você achou errado afirmar isso?
Jefferson Gonçalves.
Concordo com essa idéia, acho que o Samba e a música nordestina são
muito parecidos com o Blues, isso é por que eles cantam seu dia a dia, sua
verdade, não falo da parte de harmonia, mas sim da mensagem que a letra
passa, você já reparou a letra de Assum Preto? Imagina ter que
furar os olhos para assim cantar melhor, ele cantava por tristeza de não
poder mais ver seu amor e as coisas que faziam parte da vida dele. Tem coisa
mais Blues que isso??!?!?!
2112. Em meio a era digital que
estamos vivendo você é contra ou a favor da distribuição gratuita de músicas
na internet?
Jefferson Gonçalves. Acho
válido, mas acho que a venda de música digital ajuda a sobrevivência do
músico e acho que devia ter um controle melhor sobre isso.
2112. Que discos você indicaria como essenciais para
quem deseja tocar harmônica?
Jefferson Gonçalves. Para
tocar harmônica, independente de estilo:
ME -
Mauricio Einhorn
Espraiado
- Rildo Hora
Harmonica
Jazz - Toots Thielemans
Essential
Little Walter - Little Walter
Fine
Cuts - Walter Horton
Harp Attack
- James Cotton, Carey Bell, Junior Wells, Billy Branch
Key
to the Highway - Peter Madcat Ruth
The
Real McCoy - Charlie McCoy
Sonny
is King - Sonny Terry
The Legendary
De Ford Bailey - The Ford Bailey
The
Essential Sonny Boy Williamson - Sonny Boy Williamson
Trio
Globo - Howard Levy.
Salamandra - Blues Etílicos.
Different Ways - Thierry Crommen
Antologia - Hugo Diaz
Orquestra Harmonicas de Curitiba 1988 - Orquestra Harmonicas de
Curitiba.
2112. O que você mais gosta:
show ou estúdio?
Jefferson Gonçalves. Os
dois, gosto é de tocar e fazer música!
2112. Quais os discos foram
fundamentais na sua formação de bluesmen?
Jefferson Gonçalves. Eu
não sou bluesmen, sou músico e toco gaita, escuto de tudo e tento absorver o
que gosto, a lista acima foi e sempre será uma ótima referência para meu som.
2112. Para você o que é mais
importante: o feeling ou a técnica?
Jefferson Gonçalves. Os
dois, sem técnica você não tem feeling e sem feeling você não
tem técnica, tem que saber dosar os 2 e tocar sua verdade no instrumento,
além disso saber e o que está tocando, para isso é necessário ter um mínimo
de conhecimento musical. O feeling é adquirido com o conhecimento do instrumento,
do contato diário e isso de alguma forma um tipo de estudo de técnica.
2112. Em que época você sentiu
que queria ser bluesmen?
Jefferson Gonçalves. Nunca
fui e nunca serei bluesmen, sou músico e toco gaita! Bluesmen na minha
opinião não existe mais, só os que viveram a época, e são poucos! Acho fake
esse lance de tentar ser uma coisa que não é sua verdade, que não faz parte
da sua cultura, hoje em dia nem o negro americano pode se intitular bluesmen,
o Blues marcou uma época e só quem viveu essa época pode se
intitular bluesmen, os outros são apreciadores
do gênero musical, mas não vivem a realidade BLUES das décadas
de 20 e 30.
2112. Que conselhos você daria
para os que estão começando agora?
Jefferson Gonçalves. Estudem,
escutem de tudo e não se fechem em estilos, quanto mais informação melhor
para sua formação como músico e pessoa.
2112. Algum recado?
Jefferson Gonçalves. VIVA A MÚSICA!
Visite os
sites e saiba mais sobre minha carreira:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário