quarta-feira, 17 de maio de 2017

Entrevista Jefferson Gonçalves




Quem conhece os discos do Jefferson sabe de sua afinidade com o blues e outras tendências musicais o que o torna um músico super respeitado entre outros músicos e seus inúmeros fãs. Conseguimos esta entrevista exclusiva e devo dizer que Jefferson foi muito receptivo e respondeu prontamente todas as perguntas que enviamos via e-mail. É isso que faz todo o esforço da gente valer a pena!       

2112. Certa vez em uma entrevista Ian Anderson do grupo Jethro Tull afirmou ter escolhido a flauta por ser um instrumento fácil de carregar. Essa escolha também se aplica a você ou sempre foi um apaixonado pela harmônica?   

Jefferson Gonçalves. Na verdade eu queria aprender flauta, Jethro Tull é umas das minhas referências musicais e queria muito tocar flauta, mas não tinha dinheiro para comprar e como tinha ganho uma gaita de presente, resolvi aprender, mas sempre curti o som da gaita nos discos de Bob Dylan, Neil Young e do próprio Jethro Tull. No 1º disco da banda: This Was, Ian Anderson tocava gaita em algumas músicas.

2112. O Blues é uma das manifestações mais originais e duradouras da música popular mundial. O que é o blues para você e quando ele entrou na sua vida? 

Jefferson Gonçalves. Na verdade a música entrou na minha vida desde de cedo como ouvinte, sempre escutei tudo e o Blues veio quando comecei a tocar gaita, eu escutava os discos de rock, como Led Zeppelin, Rolling Stones e por eles fui descobrindo Willie Dixon, Sonny Boy Williamson, assim fui descobrindo os mestres do Blues e suas obras. O Blues é a raiz de toda música americana, dele nasceu o jazz, rock, etc...

2112. Você escuta outros ritmos musicais além do blues?

Jefferson Gonçalves. Sim, sempre escutei de tudo, atualmente o que menos escuto é Blues. (risos).

2112. Quais os bluesmens são referência em sua música? 

Jefferson Gonçalves. Sonny Boy Williamson, Big Walter Horton, Little Walter, Son House, Muddy Waters, Howling Wolf, Sonny Terry, muitos.

2112. Você também compõem ou apenas grava standards do blues?

Jefferson Gonçalves. Componho! Meu trabalho é em cima das minhas composições e releituras de clássicos de Blues, Folk, Rock que faço com a banda, temos um som próprio, sempre procurei tocar minha gaita de uma maneira particular, uma assinatura musical, ou seja, gostando ou não o ouvinte já sabe quem está tocando na segunda nota, esse é meu objetivo.

2112. Certa fui criticado ao afirmar que o samba é o nosso blues e que Cartola é tão importante quanto Robert Johnson. Você achou errado afirmar isso?

Jefferson Gonçalves. Concordo com essa idéia, acho que o Samba e a música nordestina são muito parecidos com o Blues, isso é por que eles cantam seu dia a dia, sua verdade, não falo da parte de harmonia, mas sim da mensagem que a letra passa, você já reparou a letra de Assum Preto? Imagina ter que furar os olhos para assim cantar melhor, ele cantava por tristeza de não poder mais ver seu amor e as coisas que faziam parte da vida dele. Tem coisa mais Blues que isso??!?!?!
2112. Em meio a era digital que estamos vivendo você é contra ou a favor da distribuição gratuita de músicas na internet?

Jefferson Gonçalves. Acho válido, mas acho que a venda de música digital ajuda a sobrevivência do músico e acho que devia ter um controle melhor sobre isso.
2112. Que discos você indicaria como essenciais para quem deseja tocar harmônica?

Jefferson Gonçalves. Para tocar harmônica, independente de estilo: 

ME - Mauricio Einhorn
Espraiado - Rildo Hora
Harmonica Jazz - Toots Thielemans
Essential Little Walter - Little Walter
Fine Cuts - Walter Horton
Harp Attack - James Cotton, Carey Bell, Junior Wells, Billy Branch
Key to the Highway - Peter Madcat Ruth
The Real McCoy - Charlie McCoy
Sonny is King - Sonny Terry
The Legendary De Ford Bailey - The Ford Bailey
The Essential Sonny Boy Williamson - Sonny Boy Williamson
Trio Globo - Howard Levy.
Salamandra - Blues Etílicos.
Different Ways - Thierry Crommen
Antologia - Hugo Diaz 
Orquestra Harmonicas de Curitiba 1988 - Orquestra Harmonicas de Curitiba.

2112. O que você mais gosta: show ou estúdio?

Jefferson Gonçalves. Os dois, gosto é de tocar e fazer música!

2112. Quais os discos foram fundamentais na sua formação de bluesmen?

Jefferson Gonçalves. Eu não sou bluesmen, sou músico e toco gaita, escuto de tudo e tento absorver o que gosto, a lista acima foi e sempre será uma ótima referência para meu som.

2112. Para você o que é mais importante: o feeling ou a técnica?  

Jefferson Gonçalves. Os dois, sem técnica você não tem feeling e sem feeling você não tem técnica, tem que saber dosar os 2 e tocar sua verdade no instrumento, além disso saber e o que está tocando, para isso é necessário ter um mínimo de conhecimento musical. O feeling é adquirido com o conhecimento do instrumento, do contato diário e isso de alguma forma um tipo de estudo de técnica.

2112. Em que época você sentiu que queria ser bluesmen? 

Jefferson Gonçalves. Nunca fui e nunca serei bluesmen, sou músico e toco gaita! Bluesmen na minha opinião não existe mais, só os que viveram a época, e são poucos! Acho fake esse lance de tentar ser uma coisa que não é sua verdade, que não faz parte da sua cultura, hoje em dia nem o negro americano pode se intitular bluesmen, o Blues marcou uma época e só quem viveu essa época pode se intitular bluesmen, os outros são apreciadores do gênero musical, mas não vivem a realidade BLUES das décadas de 20 e 30.

2112. Que conselhos você daria para os que estão começando agora?

Jefferson Gonçalves. Estudem, escutem de tudo e não se fechem em estilos, quanto mais informação melhor para sua formação como músico e pessoa.

2112. Algum recado?

Jefferson Gonçalves. VIVA A MÚSICA!


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