segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

... de volta ao país do Baurets!


Em outras postagens já disse o quanto era difícil na minha época achar material tanto discográfico quanto literário de uma banda... Era uma verdadeira caçada ao tesouro! No princípio era uma notinha aqui, outra ali.. algumas carregadas de erros e equívocos. Depois surgiu a Pop, a Rolling Stones, a Pipoca Moderna, a Roll, a Metal, a Rock Brigade, a Road Crew, a Bizz (ou Showbizz) e inúmeros fanzines. 
E foi a Bizz que lançou em duas ou três edições a biografia mais completa até então do grupo mais revolucionário da cenário brasileiro: Os Mutantes. Pouco ou quase nada se achava da banda... Segue abaixo três lançamentos que qualquer fã do grupo, do rock brasileiro e mesmo amantes do bom rock devem ter na prateleira de sua sala como um verdadeiro troféu. 

Um belo dia um corajoso jornalista chamado Carlos Calado meteu na mão na massa mergulhando "in louco" na história da banda que mais trouxe inovações tecnológicas, desbunde instrumental, letras debochadas e divertidas; figurinos bacanas... enfim atuaram em várias áreas.
Surgido no famoso bairro da Pompéia, São Paulo das cinzas do grupo Os Seis, os Mutantes de Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, Dinho e Liminha (o último a entrar!) fizeram história com álbuns pra lá de criativos e revolucionários. 
E este A Divina Comédia dos Mutantes, costura toda a história da banda em um texto super acessível, traz também as discografias da banda e solo de cada integrante, fotos incríveis que se transforma num documento único a ser guardado como uma relíquia de um tempo mágico que não volta mais. Parabéns também para o texto de apresentação da obra pela pena de Tárik de Souza.


O livro "A hora e a vez" da fotógrafa Leila Lisboa é o complemento perfeito junto a discografia e o livro acima resenhado. Soa como uma verdadeira trilogia... um divisor de águas sobre a banda. Na época a fotógrafa era namorada do baixista Liminha portanto tinha livre acesso aos ensaios, reuniões, shows e gravações do grupo. Este documento que chega em suas mãos traz material inédito que ficou guardado por anos e anos formando um mosaico de mais de 130 imagens de Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Liminha e Dinho. São fotos do universo mutante do rock brasileiro e do incrível universo musical do grupo. Mais do que um livro de fotos é um documento único para quem quer conhecer e vivenciar a obra dos Mutantes. Quer um conselho? Compre o seu antes que vire ítem de colecionador!!

Lançado este ano, "Uma biografia..." da nossa eterna rainha do rock: Rita Lee Jones, extrapola o óbvio das biografias através de texto sincero, apaixonado sem esconder nada do leitor. O texto é tão direto que soa como uma biografia não autorizada. Foge por completo das regras métricas literárias geralmente aplicada a este tipo de literatura. Rita pega desde a sua infância, passa por seus grupos (O Seis, Mutantes, Tutti Frutti, Cães & Gatos), a carreira solo, sua eterna parceira com o músico e parceiro Roberto de Carvalho, o nascimento de seus filhos, seu contato com as drogas, as muitas prisões... Enfim está tudo lá, não faltou nada! Rita participou também da escolha das fotos, criou as legendas e decidiu também da ordem das fotos. Produziu a capa, a contracapa, as orelhas do livro entregando a Editora Globo o produto pronto para ser editado e consumido. Eis um testemunho sincero de uma artista que sempre colocou a cara a esta obra visceral apenas comprova o que digo.Um verdadeiro tesouro!
                  Mutantes ensaiando na Cantareira                      
Os Mutantes e seus integrantes sempre foram peças fundamentais na história do rock brasileiro e estes lançamentos comprovam a sua importância valendo a pena cair de boca nestes textos que são verdadeiros tesouros literários. Parabéns aos autores (todos corajosos!) e as editoras que acreditaram e lançaram estas obras!!

 Rita na noite de autógrafo de sua biografia

Mutantes no Festival da Record

Liminha e Lúcia autora do Livro A hora e a vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário